Destaques Nasa registra buraco com 60 vezes o tamanho da  Terra no Sol

Nasa registra buraco com 60 vezes o tamanho da Terra no Sol


A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, identificou um raro buraco negro de massa intermediária, com dimensões que superam 800 vezes a massa do Sol. O objeto celeste, invisível a olho nu, situa-se no núcleo do aglomerado de estrelas Messier 4, localizado a aproximadamente 6.000 anos-luz de distância da Terra.

A descoberta foi realizada pelo icônico telescópio espacial Hubble, que desde 1990 fornece imagens detalhadas do cosmos. O buraco negro encontrado não é considerado um dos gigantes supermassivos, como o Sagitário A, que possui milhões de vezes a massa do Sol. Trata-se, na verdade, de um buraco negro de massa mediana, objeto que intriga os cientistas e levanta diversas questões. Segundo Eduardo Vitral, pesquisador do Space Telescope Science Institute, responsável pelas operações do telescópio Hubble, o estudo dessa área do espaço se estendeu por 12 anos.

Os astrônomos puderam observar que estrelas se moviam próximo ao centro do aglomerado, de maneira similar a um grupo de abelhas ao redor de uma colmeia. Contudo, os cientistas ainda não conseguiram esclarecer completamente os fenômenos que ocorrem nessa região.

Os buracos negros, áreas do universo com força gravitacional tão intensa que nem mesmo a luz pode escapar, continuam sendo um mistério para a humanidade. Em geral, surgem quando estrelas massivas colapsam e morrem. Apesar de estarem sob constante investigação, pouco se sabe sobre esses objetos e o que acontece em seu interior – teorias e suposições são o que temos até o momento.

Fonte: Estado de Minas

Alisson Gabriel 08 dez 2023 - 11:29m

0 Comentários

Deixe uma resposta


1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Valloriza / Jasfac
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
APAE (Grande)

M Mestre Empreendimentos (Grande)
Luque Jeans (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Auto Planos (Grande)
Moda Center (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Sistemax (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)