Segundo o prefeito, sessenta mil pessoas que vivem nos bairros afetados já foram realocadas e o plano de mitigação está em prática. A Mina estaria em movimento acelerado podendo eclodir a qualquer momento. A informação foi dada por Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil de Alagoas, segundo a autoridade não há o que se possa fazer para mitigar mais ainda a situação. A mina em questão é formada por cavernas abertas pela extração de sal gema durante décadas de mineração no entanto elas estavam sendo fechadas pois foi confirmado que causavam danos à região.
A brasken diz que a movimentação foi registrada em um local específico e que foi isolado preventivamente. O problema se estende desde Novembro quando cinco abalos sísmicos afetaram a região. Em nota a brasken disse que paralisou as atividades na área devido a movimentações atípicas do solo e disse também que a área foi isolada preventivamente de acordo com os protocolos indicados pela defesa civil as ações da empresa lideraram as perdas do Ibovespa.
O Ministério Público Federal obteve uma liminar contra brasken e a Prefeitura de Maceió para a inclusão de novos imóveis no programa de compensação da companhia até o momento da gravação desse vídeo a mina não tinha colapsado mas isso pode acontecer a qualquer momento.