O Senado Federal aprovou, por votação secreta, a indicação do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A votação resultou em 47 votos a favor e 31 contra. Flávio Dino, que também é senador pelo Maranhão, está licenciado do cargo para assumir a função de ministro da Justiça.
Indicado por Lula após a aposentadoria de Rosa Weber, Flávio Dino passou por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, sendo aprovado por 17 votos a 10. Com 55 anos, ele poderá permanecer no STF até 2043, devido à aposentadoria compulsória aos 75 anos. Esta é a segunda indicação do terceiro mandato de Lula para o STF, com a primeira sendo Cristiano Zanin.
A indicação de Flávio Dino reduz o número de ministras do STF para 1, Carmen Lúcia. Flávio Dino é formado em direito, foi juiz federal, diretor de escola de direito e presidente do Instituto Brasileiro de Turismo. Ele também foi eleito governador do Maranhão e, posteriormente, senador, antes de assumir como ministro da Justiça no governo Lula.