Emprego Pernambuco tem a segunda maior taxa de desemprego no Brasil, no 3º trimestre desse ano

Pernambuco tem a segunda maior taxa de desemprego no Brasil, no 3º trimestre desse ano



No 3º trimestre de 2023, a taxa de desemprego em Pernambuco atingiu 13,2%, a segunda mais alta do país, ficando atrás apenas da Bahia com 13,3%. Isso representa 555 mil pernambucanos buscando emprego sem sucesso. Os dados são da PNAD Contínua Trimestral do IBGE. Na Região Metropolitana do Recife, a taxa de desocupação foi de 16,6%, a mais elevada entre as 20 regiões metropolitanas pesquisadas, enquanto no Recife foi de 14%, a segunda maior entre as capitais brasileiras.

A população fora da força de trabalho em Pernambuco não teve mudanças significativas entre julho, agosto e setembro, mas houve um aumento de 7,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. A PNAD também revelou que 31% da população ocupada trabalha por conta própria, sendo o terceiro maior percentual do país. Além disso, 66,5% dos empregados do setor privado no estado trabalham com carteira assinada, abaixo da média nacional de 73,8%.

Em relação às atividades econômicas, dois setores tiveram aumento no número de trabalhadores no 3º trimestre: transporte, armazenagem e correio (14,4%) e agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (10,6%).

O rendimento médio real habitual no trimestre foi de R$ 2.109, mantendo-se estável em relação ao trimestre anterior, mas apresentando um aumento de 9,3% em comparação ao segundo semestre de 2022, representando R$ 179 a mais.

A taxa de informalidade em Pernambuco foi de 49,1%, um aumento de 1 ponto percentual em comparação ao período anterior. O estado está em nono lugar no ranking nacional, com 1 milhão e 790 mil pessoas trabalhando sem carteira assinada. A taxa de informalidade no Brasil é de 39,1% da população ocupada.

Alisson Gabriel 22 nov 2023 - 17:28m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
Novo Atacarejo (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)

Sistemax (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Auto Planos (Grande)
Cetias (Grande)
Moura & Lima (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Pede.ai (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)