Destaques Hiperatividade na infância: quais os sinais e como estimular a concentração

Hiperatividade na infância: quais os sinais e como estimular a concentração


A falta de atenção e a hiperatividade na infância são comportamentos que prejudicam as atividades cotidianas das crianças, principalmente em suas interações dentro de casa e no ambiente escolar.


Identificar os sinais que levam a criança a apresentar agitação excessiva e ausência de foco não é uma tarefa fácil, afinal, não existe “receita pronta”. Para conhecer melhor a causa desse comportamento, é necessário analisar o contexto e ambiente em que a criança está inserida, bem como em que circunstâncias a desatenção e/ou agitação é observada com maior frequência.

Existem sinais indicadores importantes como: dificuldade da criança em seguir instruções simples; dificuldade de permanecer concentrada em uma atividade por um período razoável de tempo; impulsividade e compulsividade em suas ações; dificuldades no sono; distração e aversão a exercícios e atividades que exijam maior atenção em sua execução.

“Vale ressaltar que esses aspectos prevalecem de forma combinada. Ou seja: tais sintomas podem ser indicativos de outras características do desenvolvimento cognitivo e biopsicossocial da criança. Portanto, a abordagem única pode não ser assertiva e suficientemente adequada. A avaliação por uma equipe multidisciplinar é essencial para uma análise completa, com estratégias personalizadas que atendam às características específicas dessa criança, levando-se em consideração seus interesses e a forma como ela aprende”, explica opedagogo e especialista em Psicopedagogia e Análise de Comportamento Aplicado, William Samuel dos Santos, professor de pós-graduação de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Senac EAD. 


Crianças com déficit de atenção e hiperatividade necessitam de uma abordagem de ensino personalizada, pautada pela sensibilidade, acolhimento, afetividade, escuta ativa e ludicidade.


Assim como o cuidado com o lado psicopedagogo que tem a orientação de um profissional qualificado, há marcas como a Pritt, que apresentam em seu portfólio produtos que ajudam no desenvolvimento artístico de uma criança. O uso da cola para realizar trabalhos escolares de colagem aos quais são complementados com as atividades de recorte e pintura, é uma maneira de estimular a criatividade, a concentração, entre outras competências socioemocionais no universo infantil.

Para Beatriz Negrão, gerente de Marketing da Pritt, marca especializada em colas escolares, o ato de desenhar, rabiscar e colar figuras ajuda a criança a construir um universo só seu e cheio de imaginação.


“As atividades manuais estimulam a concentração, a socialização, o autocontrole, além do desenvolvimento cognitivo e motor. Trabalhar com cores também é uma ótima opção para tornar os trabalhos mais divertidos. Por isso, além da tradicional cola bastão, a Pritt também apresenta a linha Fun Colors com colas que secam colorido, permitindo, assim, expandir a criatividade infantil de forma lúdica e alegre”, comenta Beatriz.

Ambientes organizados, sem barulho e com o mínimo de distrações e estímulos ajudam a reduzir a instabilidade ou a ansiedade da criança. Além disso, estabelecer rotinas e criar combinados sobre as atividades fixas da criança por meio da previsibilidade, são fatores primordiais para que ela tenha maiores respostas e sentimento de segurança em suas demandas.

Alisson Gabriel 10 nov 2023 - 16:59m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
CredFácil (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)

Auto Planos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Sistemax (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
APAE (Grande)
Ynove (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Cetias (Grande)