Destaques Frequência de banho: o que os dermatologistas dizem e o que a pesquisa revela

Frequência de banho: o que os dermatologistas dizem e o que a pesquisa revela


A necessidade de tomar banho diariamente é um hábito comum para muitos, porém, de acordo com especialistas, essa prática pode ser questionável para a saúde da pele e do cabelo. Em uma pesquisa realizada em 2021, que entrevistou mais de 5.700 adultos nos EUA, revelou-se que mais de 60% dos participantes afirmaram tomar banho pelo menos uma vez por dia. No entanto, dermatologistas alertam que a frequência ideal varia de acordo com as características individuais.

Joyce Park, dermatologista de Seattle, destaca que não existe uma regra universal quando se trata da higiene da pele e dos cabelos. A frequência adequada de banho está intimamente relacionada ao tipo de pele e cabelo, níveis de transpiração e o nível de sujeira diária. “Tomar banho com muita frequência pode resultar em ressecamento da pele, agravando sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e até desencadeando crises de eczema”, alertou a especialista.

A pesquisa demonstra um padrão predominante de banho diário entre os entrevistados, mas os profissionais de dermatologia reforçam a importância de adaptar essa prática às necessidades individuais. A ideia de que a limpeza excessiva é benéfica está sendo contestada, sugerindo que, em muitos casos, menos pode ser mais quando se trata de banhos regulares.

A pele tem uma função natural de proteção e equilíbrio, e lavagens excessivas podem remover os óleos naturais, essenciais para manter sua saúde e hidratação. Além disso, a limpeza frequente pode desregular a microbiota da pele, impactando sua função protetora.

Os dermatologistas recomendam que, para muitas pessoas, tomar banho diariamente pode ser desnecessário e até prejudicial. Para manter a pele saudável, é essencial equilibrar a higiene corporal com a preservação da barreira natural da pele.

Portanto, é fundamental considerar as necessidades individuais e as orientações de um dermatologista para estabelecer uma rotina de higiene que não apenas limpe, mas também mantenha a saúde e a integridade da pele e do cabelo. A conscientização sobre a importância de ajustar os hábitos de higiene pessoal para atender às necessidades individuais é crucial para a promoção de uma pele saudável a longo prazo.

Alisson Gabriel 01 nov 2023 - 9:28m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
Total (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)

Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Kits Elásticos (Grande)