Saúde 28 milhões de pessoas no Brasil sofrem com zumbido no ouvido

28 milhões de pessoas no Brasil sofrem com zumbido no ouvido


Problema é um sintoma associado a diversas causas

O zumbido no ouvido é um problema que afeta cerca de 25 a 28 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, e causa muito incômodo para quem possui o problema. Por isso, durante o mês de novembro, também é celebrado a campanha Novembro Laranja que tem o objetivo de alertar e conscientizar a sociedade sobre o zumbido, uma condição que causa um ruído constante no ouvido, mesmo quando não há nenhum som externo.

De acordo com a médica otorrinolaringologista Ana Cecília Laranjeira, credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel, esse problema é um sintoma que pode ser causado por diversos fatores. “Por ser um sintoma, o zumbido pode ser causado por problemas como cera no ouvido, otite crônica, disfunção na ATM, exposição a ruídos altos, diabetes, hipertensão, disfunções na tireoide, medicamentos e outros”, explica.

Apesar do sintoma consistir em um ruído constante no ouvido, esse ruído pode apresentar variações. “Existem zumbidos do tipo chiado, do tipo apito ou também do tipo pulsátil, que é a sensação do coração batendo no ouvido. Esse último tipo pode indicar algum problema vascular relacionado ao ouvido. Os principais são os tipos apito e chiado.”, afirma.

Como possui diversas causas, a médica otorrinolaringologista indica que o paciente que esteja passando por esse problema procure um especialista para investigar as causas e dar início a um tratamento. É importante lembrar que dependendo das causas, quando não tratada pode se transformar em um problema mais grave.

Alisson Gabriel 29 nov 2023 - 9:38m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)

M Mestre Empreendimentos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Unigrande (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Sistemax (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Pede.ai (Grande)