A Câmara Municipal de Pirpirituba, uma cidade no interior da Paraíba, aprovou por unanimidade, um requerimento que exige que os parlamentares se submetam a testes de bafômetro antes de participarem das sessões da Casa. O município, conta com uma população de cerca de 11 mil habitantes.
O projeto surgiu na última quinta-feira, graças ao vereador João Carlos Castro Simões, conhecido carinhosamente como “Carlinhos Simões” (PSDB). Em sua proposição, o vereador justificou que a medida é uma resposta aos “apelos da sociedade e das redes sociais” e visa disciplinar e coibir a presença de vereadores que possam estar sob a influência de álcool etílico ou em estado de embriaguez durante as sessões.
A decisão não apenas promete trazer transparência e responsabilidade à política local, mas também está sendo vista como um marco na busca por um ambiente mais seguro e produtivo no exercício do poder legislativo.
Em uma publicação nas redes sociais, a Câmara Municipal enfatizou que a proposta tem o objetivo de proporcionar “tranquilidade durante a realização das sessões e dar maior segurança aos vereadores e ao público que participa dos debates na Casa”.