Cotidiano Golpe por Pix: Criminosos se aproveitam de nova modalidade de fraude em compras on-line

Golpe por Pix: Criminosos se aproveitam de nova modalidade de fraude em compras on-line


Um novo esquema fraudulento tem gerado preocupação entre os consumidores que realizam compras on-line e optam pelo pagamento via Pix na modalidade de copiar e colar. O golpe, identificado por especialistas em segurança digital, visa roubar dinheiro de vítimas ao se aproveitar de um malware instalado nos computadores ou notebooks.

De acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky, esse golpe, apesar de não ser uma técnica nova, é a primeira vez que é aplicado de maneira associada ao Pix, o que o torna uma ameaça mais direta e prejudicial para os usuários desse método de pagamento.

O esquema se inicia quando os criminosos conseguem instalar um malware nos dispositivos das vítimas. A técnica de invasão é similar a outra utilizada anteriormente para adulterar códigos de barras de boletos bancários, porém, neste caso, o foco está no Pix. Este malware permanece inativo, aguardando o momento em que a vítima realiza uma transação por meio do Pix. A ação do golpe acontece de maneira discreta e somente quando a vítima se encontra momentaneamente distraída.

Lucas Lago, membro do Instituto Aaron Swartz de Ciberativismo, explica: “O vírus é similar a um outro que atacava alterando códigos de barras de boletos bancários. Ele só não faz a ação errada para o usuário e conta com a distração.” Essa estratégia visa se aproveitar de momentos em que o usuário está menos atento durante a realização de uma compra on-line.

Diante dessa nova ameaça, especialistas recomendam a adoção de medidas de segurança, como manter um software antivírus atualizado, realizar verificações constantes nos dispositivos, evitar o clique em links desconhecidos e suspeitos, além de atentar-se a possíveis modificações suspeitas nos dados de pagamento, como os valores a serem transferidos.

Alisson Gabriel 30 out 2023 - 16:24m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
Total (Grande)
APAE (Grande)
JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)

Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
APAE (Grande)
Moda Center (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)