Um incidente ocorrido na loja Riachuelo do Shopping RioMar, na Zona Sul do Recife, gerou indignação e revolta após um cliente identificado como Irenildo Florêncio, de 48 anos, conhecido como Djydjo do Ibura, ser acusado injustamente de roubo por um segurança da loja. O segurança foi preso em flagrante e autuado por constrangimento ilegal, e agora enfrenta a possibilidade de ser investigado também por racismo, conforme solicitação do advogado de Irenildo.
O incidente aconteceu no dia 14 de setembro, quando Irenildo Florêncio, um auxiliar administrativo, estava no shopping participando de um evento. Após o término do evento, ele decidiu fazer uma compra na Riachuelo, adquirindo três pares de meias. Entretanto, ao deixar a loja e se aproximar da escada rolante, foi abordado pelo fiscal de segurança, que o acusou de ter roubado produtos da loja.
O segurança alegou que as câmeras de segurança o haviam flagrado roubando. Irenildo, surpreso e indignado, mostrou a nota fiscal de compra e provou que não tinha roubado nada além das meias adquiridas. Somente então, o segurança pediu desculpas e se afastou. Irenildo, sentindo-se humilhado e decidiu ligar para a polícia e denunciar o ocorrido.
A rápida intervenção da polícia resultou na prisão em flagrante do segurança da loja, que foi levado para a Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, onde foi autuado por constrangimento ilegal. Após uma audiência de custódia, o segurança foi liberado para responder ao processo em liberdade.