O senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE), 81, anunciou nesta 3ª feira (5.set.2023) sua aposentadoria da carreira como congressista. Licenciado desde novembro de 2022, ele ocupava uma das cadeiras de Pernambuco desde 2019.
Com a saída definitiva do emedebista do Senado, seu suplente, senador Fernando Dueire (MDB), 64 –que está no cargo desde novembro–, fica com o mandato.
“Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor”, diz Jarbas em nota. “É movido por esse mesmo orgulho e consciência cívica que decido, neste momento, deixar o Congresso por entender que minha contribuição ao País será dada, de agora em diante, de outra forma”, completa.
Em novembro de 2022, Jarbas tirou licença saúde por causa de um tratamento fisioterápico que precisava realizar na coluna. Inicialmente, o afastamento iria até março.
No entanto, o emedebista não retornou ao trabalho no Congresso Nacional. O pedido de aposentadoria deve ser oficializado no plenário do Senado ainda nesta 3ª feira (5.set). Jarbas Vasconcelos desejou sucesso ao seu suplente, que agora assume o mandato em definitivo.
“Qualquer palavra de agradecimento que tentasse expressar não estaria à altura da gratidão que tive por representar e defender o meu Estado nos últimos 50 anos da minha vida”, disse o político.
Dueire, que já foi assessor técnico de Jarbas Vasconcelos no Senado, afirmou que o emedebista é o “mais vitorioso político pernambucano”. Disse receber a notícia da aposentadoria do político com “sentimento renovado” de responsabilidade.
“Seguirei atuando no Senado Federal tendo seus ensinamentos como bússola e sua trajetória como inspiração. Sei o tamanho do desafio que é honrar a sua ausência”, disse Dueire em nota.