Cotidiano Taxa de desocupação em Pernambuco é a maior do país no 2º trimestre de 2023

Taxa de desocupação em Pernambuco é a maior do país no 2º trimestre de 2023


A taxa de desemprego em Pernambuco atingiu 14,2% no segundo trimestre de 2023, a mais alta do país. No trimestre anterior, o estado estava em segundo lugar, com 14,1%. A variação entre os períodos foi insignificante, apenas 0,1%. Na Região Metropolitana do Recife, a taxa foi de 16,9%, a mais alta entre as regiões metropolitanas pesquisadas, e no Recife, a taxa foi de 16,3%, a mais alta entre as capitais brasileiras.

Cerca de 600 mil pernambucanos buscaram emprego entre abril, maio e junho, mas não tiveram sucesso, mantendo a estabilidade em relação ao trimestre anterior. A pesquisa também mostrou um aumento de 2,5% na população fora da força de trabalho, chegando a 3 milhões e 593 mil no segundo trimestre.

A ocupação por setores teve uma redução de 3,9% no setor privado, enquanto o setor público com carteira aumentou 67% e o trabalho por conta própria com CNPJ aumentou 24,8%.

Comparando com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 8,4% no número de empregados com carteira assinada e uma queda de 14,9% no número de trabalhadores sem carteira.

O rendimento médio real dos pernambucanos no segundo trimestre de 2023 foi de R$ 2.092, estável em relação ao trimestre anterior, mas com crescimento de 13,5% em comparação com o segundo semestre de 2022.

A taxa de informalidade em Pernambuco foi de 48,1%, com uma queda de 0,7% em relação ao trimestre anterior. Pernambuco está em 11º lugar no ranking nacional, com estimados 1 milhão e 745 mil pessoas trabalhando sem carteira assinada. No Brasil, a taxa de informalidade é de 39,2% da população ocupada.

Fernanda Estelita, do IBGE, explicou que a queda da informalidade foi resultado do aumento de trabalhadores com carteira assinada e a redução dos sem carteira, além do aumento de trabalhadores por conta própria com CNPJ.

Alisson Gabriel 15 ago 2023 - 14:35m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
Integra Mais (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Total (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

Moda Center (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)