Cultura Pernambucana se torna a estudante mais idosa do mundo, com 94 anos

Pernambucana se torna a estudante mais idosa do mundo, com 94 anos


Maria Edelzuita de Souza, mais conhecida como Dona Edelzuita, é uma verdadeira inspiração de determinação e perseverança. Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo da vida, ela nunca desistiu do sonho de aprender a ler e escrever. Agora, aos 93 anos de idade, ela é considerada a aluna da educação básica mais idosa do mundo, superando o queniano Kimani Maruge Ng’ang’a, que conquistou essa proeza aos 84 anos, de acordo com o livro dos recordes. Embora ainda não tenha sido oficialmente reconhecida pelo Guinness Book, Dona Edelzuita já é um exemplo notável de resiliência.

Atualmente, Dona Edelzuita frequenta o 3º módulo no Centro de Educação de Jovens e Adultos João Barracão, localizado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Seu desejo de aprender é motivado tanto por sua própria determinação quanto pelo apoio de colegas de classe e professores. No Dia do Estudante, recentemente celebrado em 11 de agosto, ela foi recebida com cartazes de apoio, um gesto que a emocionou profundamente.

“Estudem, no estudo é que se aprende tudo. Na escola se aprende o que é bom. Eu queria ser menina de novo pra começar agora e terminar só na faculdade”, recomenda Dona Edelzuita, transmitindo uma mensagem inspiradora a todos aqueles que a admiram.

Sua história é marcada por uma resistência incansável. Filha de um lavrador, ela foi impedida de estudar por seu pai, que temia que ela fosse alfabetizada para escrever “cartas para os namorados”. No entanto, sua mãe, apesar de cuidar da casa, era letrada e transmitiu a Dona Edelzuita os primeiros conhecimentos sobre letras e palavras.

Embora tenha começado a estudar somente em 2022, aos 93 anos, Dona Edelzuita manteve seu desejo de aprendizado desde a infância, quando não teve a oportunidade de frequentar a escola. A decisão de se matricular só veio após a perda de seu companheiro, com quem compartilhou 60 anos de vida. Ao retomar seu sonho de menina e ingressar na escola, ela está realizando um feito notável.

Contudo, os objetivos de Dona Edelzuita não se limitam a frequentar a escola. Ela também almeja escrever um livro e ingressar em uma faculdade. Apesar de ter dedicado grande parte de sua vida ao cuidado do companheiro e à criação de nove filhos, todos formados no Ensino Médio, Dona Edelzuita agora é um exemplo inspirador de que nunca é tarde para buscar conhecimento e realizar sonhos. Sua história é um testemunho do poder do comprometimento pessoal e da determinação em superar obstáculos em busca do aprendizado e crescimento contínuos.

Alisson Gabriel 15 ago 2023 - 11:10m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
Total (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

Sistemax (Grande)
APAE (Grande)
Auto Planos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)