De acordo com o mais recente levantamento do Monitor da Violência, conduzido pelo G1 com base nos dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), Pernambuco se posiciona como o terceiro estado mais violento em termos de crimes violentos durante o primeiro semestre de 2023. O estado fica atrás apenas da Bahia e Rio de Janeiro nesse sombrio ranking.
No período de janeiro a junho, Pernambuco registrou um total alarmante de 1.722 casos de homicídios, que englobam também os feminicídios, latrocínios (roubos seguidos de mortes) e lesões corporais que resultaram em mortes.
Comparativamente, o cenário é mais grave que o de estados com populações expressivas, como São Paulo, que contabilizou 1.509 ocorrências, e Minas Gerais, com 1.272 registros no mesmo período.
Quando analisada a taxa de crimes violentos por 100 mil habitantes, Pernambuco assume a preocupante posição de estado mais violento no Nordeste e o segundo em todo o país. Os números revelam 17,8 crimes violentos para cada grupo de 100 mil residentes no estado.