Destaques Índia pousa sonda em local ainda inexplorado da lua nessa quarta-feira (23)

Índia pousa sonda em local ainda inexplorado da lua nessa quarta-feira (23)


A Índia conseguiu pousar, com sucesso, uma sonda em uma região inexplorada da Lua, nesta quarta-feira (23/8). O módulo Chandrayaan-3 foi lançado no dia 14 de julho deste ano. A missão é considerada histórica por ter como destino uma área lunar nunca antes alcançada.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, celebrou o feito. “Este é o momento para uma nova Índia em desenvolvimento”, disse, nas redes sociais.

O divulgador científico Sérgio Sacani, criador do canal Space Today, classificou o pouso como “momento histórico”. Com o feito, a Índia se torna o quarto país a ter uma sonda em solo lunar, ao lado da antiga União Soviética, Estados Unidos e China.

A última tentativa indiana, há quatro anos, falhou quando as equipes perderam o contato com a nave pouco antes de sua chegada à Lua. O Chandrayaan-3 inclui um módulo de pouso, chamado Vikram (que significa coragem em sânscrito) e um robô móvel, o Pragyan (sabedoria em sânscrito), que explorará a superfície lunar.

O diretor da Nasa, Bill Nelson, parabenizou a Agência Espacial Indiana pelo feito. Parabéns pelo seu pouso bem-sucedido no Pólo Sul lunar. E parabéns a India por ser o 4º país a conseguir pousar suavemente uma nave espacial na Lua. Estamos felizes em ser seu parceiro nesta missão”, disse.

Informações: Diário de Pernambuco

Alisson Gabriel 23 ago 2023 - 11:43m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
Valloriza / Jasfac
APAE (Grande)
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
Total (Grande)
JCL (Grande)

Sam’s Sushi (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Auto Planos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Sistemax (Grande)