Destaques Saúde: Preconceito afasta homens de exames preventivos, alerta médico

Saúde: Preconceito afasta homens de exames preventivos, alerta médico


Muitas doenças podem ser evitadas com a prática de bons hábitos. Mas nem todos conseguem aderir à realização de atividades físicas periódicas, alimentação equilibrada e hidratação do corpo — combinação defendida exaustivamente pela medicina.

Do recorte social, a adesão de homens à prevenção é um fator que preocupa. Segundo estudo divulgado pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, 62% dos homens brasileiros vão ao médico em casos de urgência e emergência ao invés de realizar exames preventivos.

Toma-se como o exemplo o exame de toque retal: embora a maioria reconheça sua importância para identificação do câncer de próstata — segundo tipo mais comum no país —, o estudo aponta que 61% dos brasileiros, acima dos 45 anos, nunca fizeram o exame.

Um dos motivos para a falta de prevenção seria o preconceito. Quase 10% da população masculina têm estigmas, vergonha e fazem piadas sobre o exame de toque retal, como indica a pesquisa.

“Além do câncer de próstata, podemos citar o câncer de pênis como outra doença que pode ser prevenida através do diagnóstico precoce, mas que também envolve tabus em algumas etapas de prevenção, como a própria higienização”, explica Djunior Mota, médico da Clínica Censo. “O grande problema do preconceito é que ele distancia o paciente da prevenção de doenças”, acrescenta ele. O médico lembra, ainda, que, quando detectado em fase inicial, o câncer de próstata tem cerca de 90% de chance de cura.

Quais exames fazer

A realização de consultas periódicas com urologista, principalmente após os 50 anos, aliada a realização do rastreamento, são atitudes capazes de evitar consequências graves para os pacientes.

“Além disso, exames de check-up possibilitam acompanhamento integral da saúde e ajudam na prevenção de diversas doenças que podem ser detectadas precocemente”, alerta Djunior.

Bruno Muniz 26 jul 2023 - 21:30m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)

Sam’s Sushi (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
APAE (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)