Destaques Nutricionista revela prejuízos à saúde causados pelo consumo excessivo de açúcar

Nutricionista revela prejuízos à saúde causados pelo consumo excessivo de açúcar


Nutricionista explica motivo que ingerir além da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pode causar grandes danos ao corpo humano

Segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), um indivíduo não deve ultrapassar a ingestão diária de 50g (cerca de 10 colheres de chá) ou 10% de açúcar da alimentação, levando em conta uma dieta de 2.000 calorias. Extrapolar os limites diários recomendado acaba sendo maléfico à saúde.

No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em resistir ao biscoito, refrigerante, bolo, sorvete, sucos industrializados, achocolatados, jujubas, dentre outros alimentos, mas o abuso do consumo desses produtos, ricos em carboidratos, são perigosos ao corpo humano. Isso porque o pâncreas, órgão que tem o objetivo de produzir a insulina, hormônio responsável em controlar os níveis de glicemia no sangue, fica prejudicado.

A nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Alyne Nunes, explica que exceder o limite é danoso.  “O excesso de açúcar no sangue e no corpo pode ser muito prejudicial à saúde. O uso do açúcar sem moderação pode prejudicar tanto órgãos como coração, rins e cérebro, como também contribuir para o aumento de peso e diabetes, doenças cardiovasculares, cárie dentária e gordura no fígado”.

A nutricionista ainda informa que 90 a 100% do carboidrato consumido é transformado em glicose na corrente sanguínea dentro de 15 minutos a 2 horas após o consumo. Mas para controlar o a ingestão do açúcar, a especialista recomenda frutas oleaginosas: o consumo moderado de amêndoas, macadâmia, castanha do Brasil, castanha de caju, nozes, avelãs.

Alisson Gabriel 25 jul 2023 - 11:22m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)

APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Auto Planos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Luque Jeans (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Moda Center (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)