
Governo decreta situação de emergência em cidades da Zona da Mata após fortes chuvas
A governadora Raquel Lyra (PSDB) decretou situação de emergência em 12 cidades da Zona da Mata pernambucana devido às fortes chuvas que atingem a região e o Grande Recife desde a sexta-feira (7). A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial e terá validade por 60 dias. O objetivo é proporcionar apoio e agilizar as ações de resposta aos danos causados pelas chuvas.
O decreto estabelece a existência de situação anormal caracterizada como “Situação de Emergência” devido às chuvas intensas. A medida abrange apenas as áreas dos municípios afetados pelo desastre, comprovadamente documentados nos Formulários de Informações do Desastre – FIDE. Os órgãos estaduais competentes irão atuar em conjunto com as autoridades municipais para enfrentar a situação de emergência.
Segundo a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, as chuvas intensas ocorridas em Pernambuco nos últimos dias afetaram 2.862 pessoas, divididas em 756 famílias. Dentre elas, 2.447 pessoas de 656 famílias estão desalojadas, enquanto 415 pessoas de 101 famílias estão desabrigadas. Foram registrados treze pontos de deslizamentos, sendo quatro em Catende, sete em Joaquim Nabuco, um em Cortês e um em Rio Formoso.
Confira a lista de cidades em situação de emergência:
Água Preta
Joaquim Nabuco
Belém de Maria
Maraial
Barreiros
Quipapá
Catende
Rio Formoso
Cortês
São Benedito do Sul
Jaqueira
Xexéu
Deixe uma resposta