Cotidiano Receita Federal recebeu mais de 40 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física

Receita Federal recebeu mais de 40 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física


A Receita Federal recebeu 41.151.515 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023, ano-calendário de 2022. O número superou a expectativa do Fisco que previa receber 39,5 milhões de declarações. De acordo com o Fisco, o grande número se dá devido à facilidade no envio proporcionada pela declaração pré-preenchida. Uma facilidade implementada pela Receita Federal que agiliza o processo de preenchimento da declaração.

De acordo com a contadora Eliane Rufino, aqueles que não efetuaram a entrega das declarações, dentro do prazo estabelecido, estão sujeitos a multa e outras consequências. “A multa é 1% por mês, incidindo sobre o montante devido do Imposto de Renda, com um limite máximo de 20% do valor total do imposto. Vale ressaltar que a multa mínima aplicada é de R$ 165,74. Além disso, o contribuinte pode sofrer outras consequências como impossibilidade de obter certidões negativas, dificuldades para realizar transações imobiliárias, dificuldades em obter empréstimos ou financiamentos e o impedimento de receber a restituição, caso o contribuinte tenha direito”, explica.

Os contribuintes que ainda não entregaram podem preencher o documento e enviar. Ao enviar a declaração, a notificação de lançamento e o DARF para pagamento da multa por atraso serão gerados juntamente com o recibo de entrega. Os que efetuaram a declaração dentro do prazo, já podem receber a restituição. O primeiro lote foi liberado no dia 31 de maio e os demais seguiram conforme o calendário da restituição.

Calendário de restituição:

1º lote: Consulta em 24 de maio, pagamento em 31 de maio.
2º lote: Consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho.
3º lote: Consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho.
4º lote: Consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto.
5º lote: Consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro

Bruno Muniz 13 jun 2023 - 11:15m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)

Mateus Assistência (Grande)
Moda Center (Grande)
Moura & Lima (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Luque Jeans (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Sistemax (Grande)
Auto Planos (Grande)
Luciana Mendes (Grande)