O Governo do Estado de Pernambuco está promovendo uma ação integrada envolvendo diversos órgãos para garantir maior segurança viária e facilitar o deslocamento dos motoristas durante o feriadão. A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran), o Grande Recife Consórcio de Transporte e a Empresa Pernambucana de Transportes Intermunicipais (EPTI) estão coordenando as atividades, que incluem ações educativas e de fiscalização.
Para quem utilizar o transporte público, o Grande Recife Consórcio irá reforçar a oferta de ônibus nos Terminais Integrados de Igarassu, TIP, Cabo e no Terminal Cais de Santa Rita, no Centro do Recife, de acordo com a demanda de passageiros. Além disso, a frota da linha 2493 – Tiúma/TI Camaragibe contará com um aumento de 30% de ônibus articulados.
A EPTI estará atenta aos coletivos clandestinos com destino ao interior de Pernambuco, realizando ações educativas e de conscientização dos usuários. O plano de ação “São João/2023” da empresa será especialmente importante no corredor Curado, principal via de acesso ao município de Caruaru. Estão previstas pelo menos 57 linhas com mais de 900 viagens durante o feriado, podendo haver acréscimos conforme a demanda.
O DER estará fiscalizando as principais estradas estaduais, principalmente em Caruaru, que é o principal polo junino do Estado. Além das fiscalizações, serão realizadas ações educativas para orientar os motoristas e motociclistas que passarão pela cidade. O DER utilizará carros com letreiros (PK) para orientar os condutores nas entradas e saídas da BR-232, principal rota para o feriado. A ação contará com o reforço de 25 agentes e orientadores de trânsito, que trabalharão em conjunto com equipes das autarquias de trânsito municipais conveniadas.
Com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego, algumas lombadas eletrônicas serão desligadas nas rodovias com destino ao Agreste, Litoral Sul e Litoral Norte. O Detran também participará das ações educativas e de conscientização para a boa conduta no trânsito, disponibilizando simuladores de direção, óculos que reproduzem embriaguez e oferecendo serviços, informações e orientações nos locais das festas juninas. A operação contará com 160 agentes de trânsito, 20 assistentes de trânsito, viaturas, motocicletas e caminhões de apoio operacional do Detran.
Fonte: Blog do Mário Flávio