Destaques Dada a largada para o Enem: como se preparar para passar cuidando também do emocional

Dada a largada para o Enem: como se preparar para passar cuidando também do emocional


Estão abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e os interessados devem se inscrever, na Página do Participante, até o dia 16 de junho. Com isso, também começa a preparação com uma rotina acirrada de estudos, que muitas vezes levam até o limite físico e mental. Todos os anos, alunos do ensino médio e estudantes, que concluíram essa etapa se preparam para prestar o exame. E para ter resultados positivos é indicado planejar e desenvolver um cronograma de estudos que contemple leitura, resolução de questões, revisão e aulas. O tempo livre e de lazer também precisa ser uma prioridade, porque a pressão nesse início do ano se estende e tende a se prolongar ao passar dos dias e a aproximação das datas dos exames.

Segundo o professor do curso de Psicologia do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Aluísio Soares, para se ter uma boa preparação, é necessário um esquema de organização das metas diárias de estudos, baseados nas propostas de conteúdos e atualidades, equilíbrio entre os momentos de descanso e sono, que precisam ser reparadores. “Práticas saudáveis também fazem diferença e gera impactos positivos. É interessante incluir exercícios físicos na rotina, além de momentos de lazer, eles ajudam a diminuir o estresse e a tensão da preparação para as provas”, ensina.

Ainda de acordo com Aluísio, para manter a motivação é necessário lembrar que essa fase da vida vai impactar no financeiro, no profissional, nos sonhos e na vida pessoal. E sempre que o desânimo chegar, a dica é fazer o exercício de lembrar do planejamento e o que se espera do futuro. “Frustrações fazem parte do cotidiano dos seres humanos, principalmente, aquelas pessoas que não sabem onde querem chegar. É imprescindível criar estratégias para modular as expectativas, pois elas sim, são materiais que estimulam um comportamento de frustração. Mas é super natural este sentimento aparecer em uma sociedade que cobra velocidade, destaque e alto padrão”, ensina.

Para aquelas pessoas que estão perdendo o sono, sentindo as mãos suando, ansiedade, sem autoconfiança e autoestima, é recomendado procurar a ajuda de um profissional psicólogo para fazer psicoterapia. “O suporte psicoterapêutico é muito importante para o estabelecimento de uma rotina mais equilibrada. É ele quem pode oferecer suporte para o campo da expressão do sujeito. Suas angústias, medos, frustrações, expectativas e dificuldades no preparo e nas limitações podem aparecer no percurso e buscar ajuda de profissionais é fundamental. A família enquanto rede de apoio é a ponte essencial nesse processo”, finaliza.

Bruno Muniz 13 jun 2023 - 11:26m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)

Sam’s Sushi (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
APAE (Grande)
Auto Planos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)