
Carteira de Trabalho: Saiba como tirar o documento digital sem precisar ir até um posto físico
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.
Emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Carteira de Trabalho é o principal documento relacionado às atividades empregatícias do portador.
A Carteira de Trabalho digital é igual à Carteira de papel. A diferença principal é que ele pode ser acessada pelo aplicativo desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A versão digital serve para que qualquer registro (mudança de salário, contratações, demissões, férias e muito mais) sejam vistas facilmente pelo próprio trabalhador.
Além disso, se o cidadão precisa mostrar algum registro profissional em órgãos como a Caixa Econômica Federal, o INSS ou mesmo um advogado, ele fará isso de maneira rápida com a carteira de trabalho digital.
Nela fica registrado o histórico completo do trabalhador, com dados de todos os contratos de trabalho firmados durante a carreira.
Todos os itens a seguir estão relacionados nas páginas da Carteira de Trabalho Digital:
- Nome do empregador
- Cardo do profissional
- Data de admissão
- Remuneração
- Alterações salariais
- Anotações de férias
- Informações do FGTS
- Contribuição Sindical
- Anotações gerais
QUEM PODE FAZER A CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL
A emissão da Carteira de Trabalho segunda via é disponibilizada para:
- Indivíduos com 14 anos ou mais
- Brasileiros natos
- Brasileiros naturalizados
- Estrangeiros (através da Carteira de Trabalho para Estrangeiros)
DOCUMENTOS PARA TIRAR CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL
Esses são os documentos exigidos para você tirar a segunda via da Carteira de Trabalho:
- 2 fotos 3×4 recentes
- Carteira de Identidade
- CPF
- Comprovante de residência (pode ser conta de luz, água ou telefone)
- Extrato do FGTS (se houver registro atual na Carteira)
PASSO A PASSO – COMO INSTALAR O APLICATIVO
O que é CTPS Digital – Carteira de Trabalho e Previdência Social?
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.
A carteira de trabalho será emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico.
Quem pode utilizar este serviço?
Qualquer pessoa inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.
PASSO A PASSO PARA A CADASTRAR E BAIXAR
Quem possui um celular com Android pode acessar este link e fazer o download gratuito do aplicativo. Ele tem 12 MB de tamanho e, logo depois de ser aberto, o app exibirá três botões: solicitar CPTS, entrar e perguntas frequentes.
No primeiro acesso, deve-se clicar em “entrar” e fornecer seu cadastro na plataforma Cidadão.br: ela pertence ao DATAPREV e também é usada para agendamentos no INSS.
O usuário do sistema IOS deve fazer o download da CTPS Digital aqui. Essa versão do app pesa quase 22 MB.
COMO SE CADASTRAR NO PORTAL CIDADÃO.BR
Para o trabalhador criar um perfil e poder usar o carteira de trabalho digital, as instruções são:
- Acessar o Cidadão.br aqui;
- Inserir as informações (data de nascimento, número de celular, nome completo, CPF, etc.);
- Clicando em “próximo”, é preciso registrar uma senha e esse login é o solicitado no app CTPS Digital.
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