Destaques STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal


A ministra Rosa Weber, presidente do STF anunciou a retomada do julgamento que discute a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. Iniciado em 2015 e interrompido por um pedido de vista, o caso será novamente analisado a partir do dia 1° de junho. A decisão possui repercussão geral reconhecida e deverá estabelecer um precedente para todo o Judiciário brasileiro.

O julgamento, que estava previsto para ocorrer nesta semana, foi adiado devido à necessidade de priorizar o processo envolvendo o ex-senador Fernando Collor. Agora, a discussão sobre a posse e o porte de drogas para uso pessoal será retomada.

Até o momento, três ministros do STF já votaram, todos a favor de algum tipo de descriminalização do porte de drogas. Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Gilmar Mendes se manifestaram favoráveis a mudanças na legislação, considerando as penas atualmente previstas – advertência sobre os efeitos das drogas, serviços comunitários e medidas educativas relacionadas ao uso de drogas – como suficientes para lidar com essa questão.

A relevância do julgamento vai além do caso específico em questão, uma vez que possui repercussão geral reconhecida. Isso significa que a decisão tomada pelo STF estabelecerá um padrão a ser seguido por todas as instâncias do Judiciário brasileiro em situações similares. Dessa forma, a corte assume um papel fundamental na definição dos rumos da política de drogas do país.

Alisson Gabriel 26 maio 2023 - 9:14m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
JCL (Grande)
1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
CredFácil (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Cetias (Grande)
WG Aviamentos (Grande)
Auto Planos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Pede.ai (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Moura & Lima (Grande)
APAE (Grande)