Destaques Professora de Biomedicina da Wyden fala da temporada de gripes

Professora de Biomedicina da Wyden fala da temporada de gripes


Temporada de gripes chegou mais cedo: especialista fala sobre ameaças do vírus e cuidados necessários

Com a pandemia do Covid-19, a sazonalidade do vírus sincicial respiratório (VSR) foi alterada. Antes conhecido como o “vilão” da temporada outono/inverno, ele agora esteve presente em 30% dos casos de doenças respiratórias registradas no Brasil nos primeiros três meses de 2023, causando mais infecções que o vírus da gripe. A coordenadora de Biomedicina da Wyden, Mariana Figueiredo, alerta sobre as consequências mais graves do VSR. “O vírus é um dos principais causadores da bronquiolite, sendo altamente transmissível. É perigoso principalmente para crianças, idosos e pessoas com imunidade comprometida ou que possuem doenças cardíacas e pulmonares pré-existentes”.

De acordo com a biomédica, os principais sintomas das infecções causadas pelo vírus assemelham-se com os da Influenza: febre alta, tosse, coriza, cansaço e fadiga. O sintoma que merece atenção especial é a dificuldade respiratória. “Os cuidados vêm da prevenção, como fizemos durante a pandemia do Coronavírus: o uso de máscara é recomendado em ambientes com aglomeração, principalmente se estiver com sintomas respiratórios ou quem vive com alguém que faz parte do grupo de risco”, explica Mariana Figueiredo.

Segundo a coordenadora é importante evitar que as crianças menores de 2 anos e idosos entrem em contato com pessoas doentes, e se sintomáticos, evitar que os mais novos sejam mandados para as escolas ou creches. “As medidas preventivas são aquelas que aprendemos na pandemia da Covid-19: lavar as mãos frequentemente, evitar o toque em objetos contaminados, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar. Proteções comuns que normalmente temos com os vírus respiratórios. Não há vacina disponível ainda para esse vírus, então o melhor é prevenir para evitar mais casos e agravamento nos mais suscetíveis”, finaliza Mariana Figueiredo.

Alisson Gabriel 15 maio 2023 - 17:30m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)

Kits Elásticos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sistemax (Grande)
APAE (Grande)
Luque Jeans (Grande)
Moda Center (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)