Nos últimos dias você certamente se deparou com algum vídeo de câmera de segurança com ladrões roubando motocicletas em Santa Cruz do Capibaribe. Nas ações uma situação chama a atenção em praticamente todos os casos: a facilidade com que os criminosos ligam e furtam os veículos.
O Blog do Bruno Muniz foi em busca de informações sobre o que está por trás dessa facilidade na hora do furto. Conversando com diversos proprietários de oficinas e seguradoras, constatamos que um item em questão tem facilitado esses furtos, sendo a popular chave mista, ou chave mestre, como é popularmente conhecida.
Não iremos entrar em detalhes de como a mesma funciona ou é feita pois o intuito desta matéria não é facilitar o acesso à informação de quem visa praticar o crime, mas evitá-lo. Segundo os profissionais conhecedores do assunto, mesmo com a motocicleta travada os criminosos podem obter êxito no furto já que a chave em questão tem essa capacidade de destravamento.
O que fazer para evitar o pior
O mais recomendado é que se adote algumas medidas preventivas para tornar um possível crime mais difícil. Ainda assim, um seguro torna-se também indispensável para situações em que o pior possa ocorrer.
Itens extra de proteção
Os cadeados são itens essenciais quando o assunto é proteção de motocicletas. Embora alguns exijam o hábito de ativação, infelizmente trata-se de um transtorno necessário. Atualmente para motocicletas que possuem freio a disco é usado o modelo de cadeado nos discos de freio, uma medida eficiente e muito segura.
Em caso de motocicletas que não possuem freio a disco, muitas pessoas optam por um cadeado que pegue a coroa e a corrente da motocicleta. Uma alternativa que segundo mecânicos consultados pelo Blog, também funciona.
Outra forma de proteger o bem é instalando rastreadores e dispositivos que cortam a distribuição de combustível. Todavia é necessário ressaltar que nestas situações esses aparelhos possuem valores mais agregados e que portanto, não estão acessíveis a todos.
Reportagem em vídeo: