Destaques Levantamento aponta crescimento de casos de câncer de garganta devido ao HPV

Levantamento aponta crescimento de casos de câncer de garganta devido ao HPV


O câncer de orofaringe, que afeta principalmente a garganta, tem se tornado cada vez mais comum em todo o mundo. Entre os principais fatores de risco estão o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a infecção pelo HPV, transmitido principalmente pelo sexo oral.

No entanto, segundo especialistas, a prevenção e a detecção precoce da doença podem salvar vidas. A vacinação contra o HPV é uma medida importante para diminuir a incidência desse tipo de câncer, especialmente entre meninas e meninos.

De acordo com o GLOBOCAN, foram estimados cerca de 92 mil novos casos de câncer de orofaringe no mundo em 2018, 74 mil em homens e 18 mil em mulheres, com cerca de 51 mil óbitos pela doença, sendo 42 mil homens e 9 mil mulheres.

Além disso, é fundamental que as pessoas estejam atentas aos sinais e sintomas da doença, como dor de garganta persistente, dificuldade para engolir, rouquidão, feridas na boca ou garganta e linfonodos aumentados no pescoço. Quando esses sintomas persistem por mais de duas semanas, é importante procurar um médico para avaliação.

O diagnóstico precoce do câncer de orofaringe é essencial para aumentar as chances de cura e diminuir a necessidade de tratamentos mais agressivos, como cirurgias e radioterapia. Por isso, é importante que as pessoas façam exames preventivos regularmente, como o exame clínico da boca e da garganta e a realização de exames complementares, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Por fim, é importante lembrar que a prevenção do câncer de orofaringe passa por um estilo de vida saudável, que inclui a redução do consumo de álcool e cigarro, a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada. Essas medidas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento dessa e de outras doenças.

Bruno Muniz 28 abr 2023 - 11:20m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Total (Grande)
Integra Mais (Grande)

Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Sistemax (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Auto Planos (Grande)