Dois homens foram autuados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por transporte ilegal de aves silvestres na BR 423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, na última quinta-feira (09). Os animais estavam sendo transportados dentro de gaiolas apertadas e em condições inadequadas, o que levou à morte de 34 deles por maus-tratos e pelo calor.
Ao realizar uma fiscalização em frente ao posto da PRF de Garanhuns, os policiais abordaram um veículo ocupado pelos dois homens e encontraram dez gaiolas contendo 618 aves de diversas espécies, como papa-capim, galo-de-campina, graúna, canário e patativa. Os suspeitos afirmaram que haviam capturado as aves na Bahia para comercializá-las na região Agreste de Pernambuco. Um dos homens já possuía antecedentes criminais pelo mesmo delito.
As aves foram encaminhadas à Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) em Garanhuns, onde receberam os cuidados necessários e foram avaliadas por especialistas. Os homens foram autuados por crime ambiental e receberam um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).