Destaques Governo de Pernambuco omite número de homicídios durante carnaval

Governo de Pernambuco omite número de homicídios durante carnaval


Depois de sofrer pressão, o Governo de Pernambuco divulgou às 17h30 de quinta-feira (23), quase 48 horas após o fim oficial do Carnaval, um balanço parcial sobre a violência durante a folia no estado. O levantamento, porém, foca apenas em uma suposta redução do total de roubos e furtos embasada em percentuais arredondados, sem que seja possível compará-los com números absolutos. Também segue sem esclarecimento pela gestão de Raquel Lyra (PSDB) e Priscila Krause (Cidadania) o quantitativo de homicídios registrados entre sábado (18) e terça (21), embora esse seja o principal indicador estatístico da segurança pública.

Desde quarta (22), oposicionistas vêm cobrando a divulgação dos números oficiais da criminalidade no Carnaval. A deputada estadual Delegada Gleide Ângelo, por exemplo, anunciou a realização de uma audiência pública para debater com autoridades e a sociedade civil sobre o total de assassinatos de mulheres, que teria chegado a oito, segundo a imprensa.

“Estamos em 22/02 e todas as 12 coordenadoras estaduais da Mulher foram exoneradas. Até o momento, nenhuma foi nomeada. Temos como salvar as vidas das mulheres pernambucanas. É por isso que vamos discutir de forma intersetorial”, afirmou.

Ainda na quinta (23), os deputados Rodrigo Farias (PSB) e Sileno Guedes (PSB) protocolaram pedidos de informação, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para que o Governo seja provocado a informar os números oficiais de crimes como homicídios, roubos e furtos no Carnaval.

“Fomos surpreendidos com a notícia de que a Secretaria de Defesa Social (SDS) só iria divulgar essas estatísticas em 15 de março, quando, nos últimos anos, elas eram mostradas à sociedade na quinta ou até na Quarta de Cinzas. A lentidão desse governo é inadmissível. A transparência é um dos pilares do serviço público”, criticou Farias.

Bruno Muniz 24 fev 2023 - 9:01m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)

Auto Planos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Sistemax (Grande)
APAE (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)