Política Operação Eleições 2022 começa nesta segunda-feira em todo o Brasil

Operação Eleições 2022 começa nesta segunda-feira em todo o Brasil


Garantir a segurança e proteção aos cidadãos, eleitores e servidores da Justiça Eleitoral é o objetivo da Operação Eleições 2022, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), a partir desta segunda-feira (26).

A ação conjunta durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022 será acompanhada, em tempo real, por representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das polícias Civis e Militares, da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiro Militares, Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das secretarias de Segurança Pública e Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

No próximo domingo, dia 2 de outubro, as forças de segurança pública atuarão – nos 26 estados e no Distrito Federal – em cartórios eleitorais, locais de votação e de apuração dos votos, vias públicas e estações de transporte.

Entre os impactos na segurança pública que poderão ser observados durante o pleito, estão possíveis crimes eleitorais (boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compras de votos, entre outros), manifestações pacíficas e/ou violentas, bloqueio de vias, rixas, ameaças e atentados, temporais e/ou alagamentos e quedas de energias em locais de votação e de apuração dos votos.

Boletim

Os indicadores gerados por estes possíveis impactos irão alimentar os boletins informativos que serão divulgados, a partir das 9h, com periodicidade de três horas, por meio do site e das redes sociais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os trabalhos serão monitorados pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) e pelos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE).

Indicadores 2020

Ainda segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça, nas eleições municipais de 2020 foram presas 2,7 mil pessoas e apreendidos 35 menores. As principais ocorrências foram relacionadas a apreensões com destaque para material de campanha.

Do total de 94,3 mil ocorrências, 93,7 mil foram de material de campanha, 394 de veículos e 111 de armas. A segunda maior quantidade de ocorrências foi relacionada à desinformação com 8,9 mil – a maior parte de disparo de mensagem em massa (8,2 mil). As demais foram de indicações de desinformação sobre o processo eleitoral, com 559, no total.

O levantamento revela ainda que crimes eleitorais como boca de urna, compra de votos, concentração de eleitores, transporte ilegal de eleitores e outros, somaram 4,6 mil ocorrências. Crimes comuns como ameaça, furto, homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, roubo e vias de fato, tiveram 943 ocorrências.

Com relação a incidentes de segurança pública e defesa social no entorno dos locais de votação, o total de ocorrências foi de 250. Houve atendimentos de urgência e emergência, bloqueios de vias, falta de energia elétrica, incêndios e manifestações. As ocorrências de crimes contra candidatos, entre ameaças, homicídio, tentativa de homicídio e lesão corporal, resultaram em 172 ocorrências.

Bruno Muniz 26 set 2022 - 22:24m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Valloriza / Jasfac
APAE (Grande)
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Total (Grande)
Integra Mais (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

Moura & Lima (Grande)
Auto Planos (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Cetias (Grande)
APAE (Grande)
Moda Center (Grande)
Luciana Mendes (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Auto Planos (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
1Farma (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Athom (Lateral)
BestNet (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
House Club (Lateral)
Val Games (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Totali (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Centrus (Lateral)
Vitta (Lateral)
Cetias (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
JCL (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Aplicativo