Destaques Estudantes pernambucanos são campeões do Festival Internacional de Robótica

Estudantes pernambucanos são campeões do Festival Internacional de Robótica


O SESI Pernambuco fez história neste domingo (7), durante o Festival Internacional de Robótica, realizado no Rio de Janeiro. As equipes Courtesy Team, do SESI Ibura, e a Unity, do SESI Escada, estão trazendo na mala troféus nas modalidades FIRST Robotics Competition (FRC) e FIRST Lego League Challenge (FLL), respectivamente. O torneio aconteceu de 5 a 7 de agosto, no Pier Mauá, e reuniu cerca de 90 equipes de 37 países para disputar o Open (torneio aberto) na categoria FLL, e 28 times brasileiros para competir no Off-season (um torneio fora de temporada oficial) na FRC.

A equipe Courtesy Team foi campeã no “Desafio da Aliança”, principal premiação da modalidade FRC. O time, que surgiu em 2020, é formado pelos alunos do SESI Ibura Anna Beatriz, Maria Clara Costa, Bárbara Trindade, Felipe Gomes, Ryan Cesário, Lucas Guilherme, Júlia de Oliveira, Rennê Wanderley, e pelos técnicos Elias Pontes e Rebeka Santos. A competição final foi realizada em conjunto com as equipes paulistas “Robonáticos” e “Octopus”, formando a aliança vermelha. O game aconteceu em três rounds, dos quais os times venceram os dois primeiros, levando a melhor contra a aliança azul em provas nas quais os robôs precisavam cumprir tarefas como se fixar em barras, lançar bolas em alvos e carregar algum objeto. Apelidado de Leão do Norte, o robô da Courtesy Team tinha cerca de 40kg e 1,33 metros de altura.

Técnico do time, Elias contou que a equipe vem se dedicando desde fevereiro para entregar o melhor que pudessem, e que é uma satisfação ver todo o esforço recompensado. “É uma satisfação imensa ver que valeu a pena. Não foi fácil. Em uma das rodadas, tivemos que substituir uma peça inteira do nosso robô. Mas a alegria é sem tamanho. Estamos representando o estado de Pernambuco todo e trazendo o título para o Nordeste”, comemorou.

Já a equipe Unity, do SESI Escada, foi vice-campeã da FLL e recebeu o troféu “Desafio da Aliança”. O time é formado pelos alunos Victor de Lima, Eduardo Oliveira, Heitor Henrique, Késia Hellen, Yasmim Nicole, Isabelle Camilly, e pelos técnicos Monica da Silva e Diogo Monteiro. Nessa competição, duas equipes precisaram se unir para combater outras duas equipes – chamada de “batalha de dupla”. A aliança da equipe pernambucana foi com a Moon Bots, da Colômbia. Em uma final acirrada, as equipes pernambucana e colombiana fecharam com a pontuação de 595, contra 660 pontos da outra dupla, formada pelos times Halley (São Paulo) e Hawks Mechanics (Honduras).

Para Diogo Monteiro, técnico da equipe, a experiência de um torneio internacional vai além do conhecimento técnico adquirido. “Foi uma experiência maravilhosa. Conhecer equipes e outras culturas, como outros países trabalham. Os times ficaram muito próximos. Foi uma mistura de diversão com muito conhecimento. Com esse segundo lugar, voltamos para Pernambuco com a missão de observar táticas para, na próxima, chegarmos mais competitivos e fortalecer a Robótica em Pernambuco”, pontuou.

Superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo comemorou a vitória das duas únicas equipes pernambucanas na competição internacional e destacou a importância da robótica na aprendizagem de crianças e jovens. “Essa é uma disciplina fundamental na educação de qualquer estudante, pois, mais do que o conhecimento, incentiva o trabalho em equipe, a criatividade e o raciocínio lógico, atributos que eles vão levar para toda a vida”.

Bruno Muniz 08 ago 2022 - 22:10m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)

Kits Elásticos (Grande)
Moda Center (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
Auto Planos (Grande)
Sistemax (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

BestNet (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Athom (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Vitta (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Sistemax (Lateral)
1Farma (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
House Club (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Centrus (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Val Games (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
JCL (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Aplicativo