Cotidiano Governo do Estado orienta profissionais de Garanhuns para atuarem no combate às violações de direitos de crianças e adolescentes durante o FIG

Governo do Estado orienta profissionais de Garanhuns para atuarem no combate às violações de direitos de crianças e adolescentes durante o FIG


A ação, promovida pelo programa estadual Atenção Redobrada, buscou formar os trabalhadores municipais da assistência social para atuarem de forma preventiva às violências

Para prevenir casos de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, além do trabalho infantil, durante a edição deste ano do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o Governo do Estado promoveu uma oficina de orientação técnica para que os profissionais da assistência social da cidade possam atuar de maneira preventiva. A formação faz parte dos eixos norteadores do programa estadual Atenção Redobrada, iniciativa gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) que se materializa nos grandes festejos que acontecem em Pernambuco.

A oficina dialogou sobre formas de abordagem social e sensibilização junto à rede hoteleira, bares e restaurantes, além de fazer uma ampla discussão sobre o trabalho intersetorial. “Precisamos que as equipes municipais trabalhem em sintonia com a perspectiva da garantia de direitos. Por isso, as oficinas do Atenção Redobrada são desenvolvidas para discutir as melhores dinâmicas e trocar saberes para que possamos conscientizar a sociedade em geral e, nos casos identificados, acolher as vítimas”, ressalta a secretária executiva de Políticas para a Criança e Juventude, Cristiane Barbosa.

O gerente de Políticas para Criança, Macdouglas de Oliveira, destacou a importância do trabalho integrado entre profissionais e órgãos que fazem parte da rede de proteção de direitos das crianças e adolescentes. “Os profissionais que compõem o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes e que estarão na organização das ações preventivas precisam se compreender enquanto uma rede de proteção e atuar de forma consolidada, para que o atendimento à vítima seja feito com o acolhimento necessário”, pontuou.

As formações são consideradas estratégicas para o fortalecimento da rede de proteção e permitem que as equipes estaduais apresentem os fluxos de atendimento e a metodologia necessária para a criação de espaços físicos de proteção, locais construídos para acolher crianças em situação de risco e vulnerabilidade.

Atenção Redobrada – Criado em 2011, o programa desenvolve ações de prevenção, articulação, sensibilização e enfrentamento ao trabalho infantil, à exploração sexual, ao consumo de substâncias psicoativas e à venda de bebidas alcoólicas e outras violações de direitos de crianças e adolescentes. O Atenção Redobrada atua durante os principais festejos e eventos de grande porte do calendário estadual, realizando campanhas de alerta à população sobre as violações de direitos da criança e adolescentes.

Bruno Muniz 01 jul 2022 - 20:16m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)

Auto Planos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Moda Center (Grande)
RC Tecidos (Grande)
APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sistemax (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Sistemax (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Pede.ai (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
JCL (Lateral)
Vitta (Lateral)
Athom (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
BestNet (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Cetias (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Val Games (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
House Club (Lateral)
Centrus (Lateral)
1Farma (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Aplicativo