Cotidiano Fiscalização do transporte escolar será tema de reuniões com prefeitos e secretários municipais de Educação

Fiscalização do transporte escolar será tema de reuniões com prefeitos e secretários municipais de Educação


No dia 15 de junho, o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Direito Humano à Educação (CAO Educação), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), irá realizar duas reuniões, no formato híbrido (presencial e virtual), com todos os prefeitos e secretários municipais de Educação para que apontem as situações, desafios e as medidas tomadas para a prestação do serviço do transporte escolar e a manutenção e vistoria dos veículos pelo Detran. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) fez o levantamento da situação, com relatórios por município sobre a situação do transporte escolar.

Recentemente, a Vara da Fazenda Pública da Comarca de Caruaru deferiu parcialmente o pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru com atuação na Educação e no Patrimônio Público, determinando a suspensão do Contrato Administrativo nº 025/2021 CPL/E firmado entre o Município de Caruaru e a Empresa Realbus Locação de Veículos Eirelli, bem como para conceder ao Município de Caruaru prazo de 30 dias úteis, para que decida, aja e regularize a situação do transporte escolar. Na liminar, o judiciário fixou 30 dias para chamar o segundo colocado da licitação ou realizar outro pregão.

A iniciativa das Promotorias de Caruaru se deu após investigação de episódios envolvendo transporte escolar no município, nos quais verificou-se que diversos pontos do contrato não estavam sendo cumpridos.

Acidentes de trânsito – Neste ano, até o momento, foram registrados cinco acidentes em cinco municípios diferentes envolvendo veículos de transporte escolar, um deles, com resultado de morte de quatro estudantes: em Riacho das Almas (11 de março), Vicência (17 de março), Chã de Alegria (18 de março); Pombos (22 de março) e Cumaru (07 de abril).

A Promotoria de Justiça de Riacho das Almas aguarda a conclusão da investigação policial do acidente e instaurou procedimento 01700.000.029/2022 de acompanhamento da situação do transporte no município. Em Vicência, após a resposta oficial da Prefeitura, a Promotoria instaurou Notícia de Fato 01728.000.022/2022, visto a necessidade de mais investigações sobre o caso.

Sobre os acidentes em Chã de Alegria e Pombos, foram instauradas: Notícia de Fato 01784.000.016/2022 (Promotoria de Glória de Goitá) e Notícia de Fato 01597.000.001/2022, respectivamente, com despachos de ofícios para as Prefeituras e Detran.

 A Promotoria de Justiça de Cumaru instaurou procedimento preparatório nº01655.000.029/2022 e realizou reunião com a prefeita, no dia 4 de maio, para discutir a situação atual do transporte escolar, aguardando a remessa das documentações comprobatórias à Promotoria. A Polícia Civil já encerrou a investigação 02016.0119.0000.1/2022-5.3, que concluiu por inexistência de infração penal.

Escada – Em relação à falha na prestação do transporte escolar no Engenho Irmandade, a prefeitura de Escada informou à Promotoria de Justiça do município que corrigiu e determinou o atendimento de todos os estudantes da localidade. Quanto aos demais questionamentos da Recomendação do Ministério Público, a Prefeitura pediu dilação de prazo para apresentar as condições dos veículos, documentação da frota, custos do serviço e demais informações.

Bruno Muniz 09 jun 2022 - 21:54m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Iran Bikes (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Athom (Grande)
Quero Sandálias (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Floricultura Flor de Cheiro (Grande)
ASCAP (Grande)
Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Chiquinho Sorvetes (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
WG Aviamentos (Grande)
Mamuska Pizza (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)
Quero Sandálias (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)

MATÉRIA EM DESTAQUE

JCL (Lateral)
Iran Bikes (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Val Games (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Athom (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
House Club (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Oficina dos Óculos (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Mamuska Pizzaria (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
Dr Napoleão Bezerra (Lateral)
Pernambuco Proteção Veicular (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
Farma Fácil (Lateral)
Floricultura Flor de Cheiro (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
WG Aviamentos (Lateral)
Valloriza (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Postos Badu (Lateral)
ASCAP (Lateral)
Quero Sandálias (Lateral)
Chiquinho Sorvetes (Lateral)
Amanda Barros (Lateral)
Gelar Climatização (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
BestNet (Lateral)
Aplicativo