Destaques Emanuel Ramos apresenta projeto que prevê oferta de Diu para população em idade reprodutiva

Emanuel Ramos apresenta projeto que prevê oferta de Diu para população em idade reprodutiva


Está tramitando na Câmara de Vereadores do município de Santa Cruz do Capibaribe, um projeto de lei de autoria do vereador Emanuel Ramos que prevê a distribuição de DIU’s e outros métodos anticoncepcionais para a população em idade reprodutiva, bem como amplia as informações sobre as opções disponíveis.

Alguns incisos do projeto de lei preveem o acompanhamento especializados e acesso à informação:

“I – Qualquer pessoa que buscar o acesso aos métodos contraceptivos na rede pública municipal de saúde deverá receber amplo aconselhamento focado na autonomia e garantia do direito ao exercício livre e seguro da sexualidade e à escolha quanto à opção e ao momento de engravidar, incluindo adolescentes;”

“II – Toda pessoa que fizer o uso de tratamento anticoncepcional pela rede pública municipal de saúde terá direito ao acompanhamento pelas equipes da atenção básica e especializada, com esclarecimentos de dúvidas, manejo de efeitos adversos e atendimento a complicações, ajuste ou troca do método, entre outras ações que sejam necessárias.”

Os índices de gravidez na adolescência no Brasil servem para nos lembrar de que ainda temos muitas dificuldades a enfrentar nessa área. Dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) mostram que dos quase 3 milhões de nascidos em 2016, 480 mil eram filhos de mães entre 15 e 19 anos, compondo uma taxa de 16% de todos os nascimentos.

Taxa de filhos de mães adolescentes no Brasil é maior que a média mundial. Adolescentes que engravidam têm alto risco de uma série de danos, e as mulheres mais pobres são as mais atingidas, dizem organizações de saúde.

Conteúdo da Assessoria

Alisson Gabriel 06 maio 2022 - 10:12m

1 Comentário

  • Junior Costa de Moraes disse:

    Ao meu ver totalmente sem fundamentos, no projeto ele colocou de onde sairiam os recursos para compra e cirurgia? Houve o cuidado de consultar o ECA a respeito da adolescente se poderá ou não fazer uma intervenção Cirúrgica na mesma? Quantas pessoas poderão ser atendidas ao mês e qual a contrapartida do ESTADO nesse procedimento? SENHORES VEREADORES TEMOS MUITO MAIS COISAS IMPORTANTES A TRATAR, SR. EMANUEL ATENTE-SE A NECESSIDADE PRIMÁRIA DO POVO.

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
220 Cabeamentos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Oficina dos Óculos (Grande)
ASCAP (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Gelar Climatização (Grande)
Farma Fácil (Grande)

Best Net (Grande)
Valloriza (Grande)
Sistemax (Grande)
Iran Bikes (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
220 Cabeamentos (Grande)
WG Aviamentos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)