Política Plenário da ALEPE aprova pedido das Juntas para que o LAFEPE inicie a produção de maconha medicinal para todo o Estado de Pernambuco

Plenário da ALEPE aprova pedido das Juntas para que o LAFEPE inicie a produção de maconha medicinal para todo o Estado de Pernambuco


A demanda por remédios à base de cannabis vem aumentando no estado ao longo dos anos com o um tratamento para os mais diversos diagnósticos, desde dores crônicas e ansiedade até doenças degenerativas, mal de Parkinson e autismo. Nesse sentido, as Juntas Codeputadas (PSOL-PE) fizeram um pedido ao Governo do Estado de Pernambuco para que o LAFEPE, através do SUS, inicie a produção de maconha medicinal para todo o estado. O pedido foi votado e aprovado no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Através de consulta à Anvisa, foi verificada a existência de centenas de solicitações de importação de óleo à base de cannabis para uso por pessoas que precisam do tratamento no estado, além de já ser realidade a existência de 5 grupos organizados em Pernambuco com objetivo de promover os direitos dessa população, dos quais quatro são associações e um já tem o direito de cultivar, produzir e distribuir remédios à base de cannabis para seus associados e associadas, garantido por meio de tutela judicial.
A Justiça Federal do Estado de Pernambuco já concedeu várias ordens de Salvo Conduto para permitir que indivíduos em tratamento possam cultivar de forma doméstica a cannabis, bem como produzir o próprio remédio, sempre com acompanhamento médico.
 “O direito à saúde é um direito fundamental e deve ser garantido a todos e todas indistintamente, o que inclui a garantia do tratamento adequado, orientado por médico assistente, ao controle e tratamento de qualquer doença. Por isso, cabe ao SUS viabilizar a produção e distribuição de remédio com canabinoides para a população que precisa, não permitindo que vivam à mercê da insegurança de uma tutela judicial”, argumentam as codeputadas.
Com a aprovação do pedido, espera-se que o Governo do Estado comece a promover urgentemente políticas de investimento na área para promoção e viabilidade da produção e distribuição de remédios à base de cannabis pelo Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe) através do Sistema Único de Saúde para a população pernambucana, considerando o trabalho do Laboratório e capacidade deste que é o segundo maior laboratório público do país, que além de superavitário, conta com uma estrutura apta para o enquadramento nas resoluções técnicas da Anvisa sobre o tema.

Alisson Gabriel 08 abr 2022 - 16:05m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
APAE (Grande)

Mateus Assistência (Grande)
Moda Center (Grande)
Cetias (Grande)
Auto Planos (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
APAE (Grande)
Sistemax (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

1Farma (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Val Games (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Cetias (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Centrus (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
BestNet (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Vitta (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
House Club (Lateral)
Athom (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
JCL (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Aplicativo