Cotidiano Pessoas estão sendo acusadas injustamente de crimes após criminosos usarem fotos delas para aplicarem golpes em Santa Cruz

Pessoas estão sendo acusadas injustamente de crimes após criminosos usarem fotos delas para aplicarem golpes em Santa Cruz


Pessoas estão sendo acusadas injustamente de crimes após criminosos usarem fotos dela para aplicarem golpes em Santa Cruz

Na semana passada, o Blog do Bruno Muniz recebeu mensagens de uma usuária do Facebook que reside em Recife. Atordoada, ela relatou ter sido algo de exposição de imagem e grupos do Facebook em Santa Cruz do Capibaribe. A vítima que não quiser ter o seu verdadeiro nome revelado, informou que teve um choque ao ver sua imagem circulando nos grupos e que por horas ficou sem entender o que havia acontecido.

Após muitas buscas e conversas com pessoas que haviam sido vítimas de golpes e acabaram perdendo mercadorias, a jovem identificou que imagens do seu perfil pessoal haviam sido pegas e utilizadas pelos criminosos que criaram outros perfis e inseriram outros nomes. Ela procurou uma delegacia de crimes digitais e juntamente com o seu advogado está buscando por justiça.

“É muito complicado porque as pessoas que expuseram minhas fotos também foram roubadas, elas sequer sabiam o meu nome verdadeiro. Mesmo falando e expondo a situação, muita gente não quis acreditar em mim e continua postando minhas fotos em grupos como golpista, acham que eu criei uma narrativa para que parassem de postar minha imagem. Nestes casos, estou tomando providências”, relatou ao Blog.

A vítima de 27 anos não é a primeira. Como ela, dezenas de pessoas estão relatando os mesmos problemas. Tal situação acende uma alerta: ao sofrer algum tipo de golpe, divulgar a imagem da pessoa com quem se mantém contato pode não ser o mais recomendável já que dificilmente as imagens serão mesmo daquela pessoa que está aplicando golpes. Ter um perfil numa rede social não representa de fato que a pessoa é alguém real.

Bruno Muniz 30 mar 2022 - 16:57m

2 Comentários

  • Jadiel Mestre disse:

    É preciso ter muito cuidado, tanto para quem está negociando no mundo digital para evitar ser vítima de golpes e também ao expor perfis de pessoas que também foram vítimas de criminosos. Ao ser vítima de um crime digital é interessante informar as autoridades policiais e antes de compartilhar o perfil acusando o suposto responsável de cometer o delito, buscar informações para não ser acusado de também cometer crime.

  • Anderson Clemente disse:

    Comigo pegaram o CNPJ de minha empresa e praticaram, e ainda praticam, golpes em quem fica a procura de preços e vantagem na hora da compra. Desde dezembro de 2021 não tenho mais sossego, pois pessoas me procuram de todo país procurando mercadorias que, supostamente, teriam comprado de minha empresa e não receberam. Triste demais isso . Como pode numa época em que quase tudo é digital as pessoas ainda caem em golpes simples desses !

Deixe uma resposta


WG Aviamentos (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)
Quero Sandálias (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Oficina dos Óculos (Grande)
Ana Laura Personalizados (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Amanda Barros (Grande)

Floricultura Flor de Cheiro (Grande)
Ana Laura Personalizados (Grande)
Quero Sandálias (Grande)
ASCAP (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Mamuska Pizza (Grande)
Valloriza (Grande)
Dr. Napoleão Bezerra (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Best Net (Grande)