Cidades como Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), conhecidas pelos seus tradicionais eventos juninos, já confirmaram que realizarão neste ano de 2022 o evento de São João após dois anos de interrupção devido a pandemia da Covid-19. Os anúncios ocorrem em meio ao cenário de diminuição de casos do coronavírus e redução no número de mortes em casos mais graves.
Diante da situação, cidades de menor porte também vivenciam expectativas para realização dos eventos juninos, uma delas é Santa Cruz do Capibaribe. A liberação do Governo de Pernambuco para eventos com 100% do público também reforça que as cidades do Agreste devem começar a pensar na organização de suas respectivas festas.
O Blog do Bruno Muniz procurou integrantes do Palácio Municipal para obter informações sobre o possível evento junino, porém na administração tem se evitado falar sobre o tema. Apesar disso, movimentações nos bastidores dão indícios de que a gestão estaria buscando alternativas para realizar a edição do São João da Moda sem mexer no orçamento municipal.
Uma dessas alternativas seria a concessão do evento, conforme já foi feito em outros anos. Membros do governo defendem o evento como uma forma de movimentar a economia local com o consumo de produtos no varejo e até mesmo no atacado. Um parecer sobre a festa popular deve ser tornado público nos próximos dias de maneira oficial, seja para realização, ou não realização da mesma.