Emprego <strong>Governo de Pernambuco cadastra pessoas com deficiência para vagas de emprego</strong>

Governo de Pernambuco cadastra pessoas com deficiência para vagas de emprego


Atendimento presencial e gratuito, realizado em parceria com o Senai, ocorrerá no bairro da Boa Vista, no Recife

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, promove, nesta terça (15), das 8h às 12h e das 14h às 17h, o cadastro de pessoas com deficiência interessadas em oportunidades de emprego e capacitação profissional. O atendimento, presencial e gratuito, ocorrerá no auditório do prédio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), na Rua Gervásio Pires, 399, 1º andar, no bairro da Boa Vista, no Recife. A ação será realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Conforme a legislação, o quantitativo mínimo de pessoas com deficiência trabalhando nas empresas varia de acordo com a quantidade de funcionários. Em locais com de 100 a 200 empregados, a reserva legal é de 2% das vagas. Esse índice aumenta para 3%, em empresas com de 201 a 500 funcionários, e para 4%, quando há entre 501 e 1.000 empregados. Já as instituições com mais de 1.001 trabalhadores devem reservar 5% das vagas do quadro funcional para pessoas com deficiência.

“A ação que estamos promovendo tem o objetivo de estreitar essa relação entre as pessoas com deficiência interessadas em trabalhar e as empresas, que têm a obrigação legal de contratar um percentual mínimo de pessoas com deficiência e vão dispor de um cadastro facilitado com possíveis candidatos a essas vagas. É uma iniciativa que foca no ramo da indústria, por meio da parceria com o Senai, que fará a atração dessas vagas”, afirma a secretária executiva de Segmentos Sociais, Marília Bezerra.

No mesmo sentido, o superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, Luis Siqueira, explica que o cadastro é aberto para pessoas com todos os tipos de deficiência – física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial – e para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). “Se a pessoa tem alguma deficiência, está em reabilitação ou é reabilitada do INSS, pode comparecer à ação de cadastro. É preciso levar RG, CPF, laudo ou atestado médico que comprova a deficiência. No caso de reabilitando ou reabilitado, é necessário levar o Certificado de Reabilitação Profissional ou declaração de reabilitando”, detalha.

É importante ressaltar que o prédio da Sead dispõe de estrutura física e de atendimento acessíveis. Para pessoas surdas, por exemplo, está à disposição a Central de Libras, que conta com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais de forma presencial, e o Libras@PE, serviço que faz a intermediação da conversa entre atendente e usuário por meio de um intérprete virtual. O acesso ao local do cadastro será liberado mediante apresentação obrigatória do comprovante de vacinação contra a Covid-19.

SERVIÇO

Cadastro de pessoas com deficiência em vagas de emprego e de qualificação profissional

Data: 15 de março de 2022

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 17h

Local: Edifício anexo da SDSCJ (local de funcionamento da Sead): Rua Gervásio Pires, 399, 1º andar, Boa Vista, Recife-PE

Participação: gratuita (sem inscrições)

Bruno Muniz 15 mar 2022 - 10:50m

1 Comentário

  • Jefferson Silva Souza disse:

    Aqui em Santa Cruz a prefeitura vai abrir essas vagas também para trabalhadores PCD ?

Deixe uma resposta


Farma Fácil (Grande)
JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
ASCAP (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe
Ana Laura Personalizados (Grande)

Ana Laura Personalizados (Grande)
WG Aviamentos (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Dr. Napoleão Bezerra (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)
Postos Badú (Grande)
Chiquinho Sorvetes (Grande)
Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe
Dr. Leonardo Brito (Grande)