Utilidade Pública Etapa regional do Torneio de Robótica FIRST Lego League acontece no SESI Paulista nesta sexta e sábado

Etapa regional do Torneio de Robótica FIRST Lego League acontece no SESI Paulista nesta sexta e sábado


Ao todo, 27 equipes participam da competição, sendo 22 pernambucanas. Times da Paraíba, Alagoas e Ceará também disputam a fase regional

Pernambuco sediará, nesta sexta (1º) e sábado (2), a etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL), que acontece no SESI Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). A nova temporada do FLL, batizada de Cargo Connect, desafia estudantes de 9 a 16 anos a desenvolverem projetos para repensar um caminho a seguir e inventar o futuro do transporte e da logística. O evento será presencial e aberto ao público. Ao todo, 27 equipes participam da competição e as mais bem avaliadas estarão classificados para a fase nacional, que acontecerá em São Paulo, nos dias 27, 28 e 29 de maio.

De Pernambuco, competem 22 escolas, sendo 12 unidades do SESI-PE (Caruaru, Escada, Cabo de Santo Agostinho, Ibura, Paulista, Camaragibe, Araripina, Goiana, Moreno, Petrolina, Vasco da Gama, Belo Jardim) e 10 escolas particulares ou públicas (estaduais e municipais). Os outros 5 times são dos estados da Paraíba, Alagoas e Ceará. Os jovens são liderados por dois técnicos e constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

As equipes serão avaliadas em quatro categorias: desempenho do robô, inovação, design do robô e core values, que são os valores fundamentais da competição, baseados na revelação, integração, interação e valorização do trabalho em equipe. A dinâmica dos dois dias funcionará da seguinte forma: enquanto algumas equipes apresentam os projetos em sala aos juízes para avaliar os core values, o design e o projeto de inovação, outras estarão competindo na arena. No desafio da arena, cada equipe participa de três rounds oficiais e a melhor pontuação das três é somada à pontuação das outras áreas avaliadas.

Para a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, a competição tira os estudantes da zona de conforto, fazendo-os pensar em soluções para problemas do dia a dia da sociedade e, diante desse tema, trazendo a possibilidade de contribuir para o avanço do transporte e da logística no País. “O FLL é muito mais do que um jogo. Os alunos são submetidos a situações baseadas em problemas do mundo real, que são vivenciados por profissionais da área, como cientistas ou engenheiros, então isso faz com que eles cresçam bastante”, afirmou a gestora.

SERVIÇO:

Etapa Regional do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League

Data: 1º e 2 de abril, a partir das 8h30

Local: SESI Paulista – Av. Lindolfo Collor, 2800 – Arthur Lundgren I, Paulista/PE

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Bruno Muniz 29 mar 2022 - 15:29m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Sistemax (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moda Center (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Cetias (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)