Realitys: Porque as pessoas consomem tanto conteúdo dessa natureza?
Algumas pessoas amam, outras simplesmente odeiam programas como o ‘Big Brother Brasil’, ‘A Fazenda’ e tantos outros que estão na TV aberta e também nos canais privados. Os realitys movimentam um mercado que transcende as publicidades televisivas e estão cada vez mais presentes nos lares de milhões de brasileiros.
Ao passo em que muita gente considera esse tipo de programação algo superficial, irrelevante e até os despreza, existe gente pagando e caro para acompanhá-los por sistemas exclusivos como o pay-per-view, por exemplo. O sistema garante aos usuários não só saber dos principais fatos que acontece nesse tipo de programa, mas ter acesso aos mesmos 24 horas por dia.
E engana-se quem pensa que os realitys shows se resumem a estes mencionados. Hoje em dia, há para todo e qualquer gosto, de competição culinária à programas cujo o objetivo é formar casais e acredite, com a escolha não do próprio casal, mas de terceiros.
Um artigo da Revista Digital Psychology Today – uma das mais renomadas do mundo – apontou que o desejo das pessoas por observação beira um desejo psicológico ou quase que corporal. O que para muitos trata-se de simplesmente uma programação cotidiana como qualquer outra é vista por muitos telespectadores como algo extremamente sério e essencial para suas vidas. Nós utilizamos inclusive este artigo como base para produção desta matéria.
Em um resumo prático, o crescimento e disseminação de tantos tipos de realitys mostram que esse tipo de programação, ao contrário do que se pensa, segue ganhando espaço e envolvendo muita gente. E mais, nunca antes na história do mundo estiveram obtendo tanto espaço na mídia como um todo.
Deixe uma resposta