Cotidiano Escolas podem manter o feriado de carnaval, mesmo sem ponto facultativo do estado

Escolas podem manter o feriado de carnaval, mesmo sem ponto facultativo do estado


Caso, na segunda e terça-feira de carnaval não haja aulas, não haverá prejuízo pedagógico para o aluno, já que a data é prevista em calendário letivo.

Vem aí o carnaval. O período, oficialmente só tem a terça-feira com o feriado. No entanto, é costume que no Brasil, a segunda seja também considerada ponto facultativo. Em Pernambuco, este ano, o governo estadual determinou que não haverá ponto facultativo, para as repartições públicas, para evitar o avanço da Covid-19. Mas e como fica a situação das instituições de ensino particulares?

Segundo o advogado especialista em direito educacional, Luiz Tôrres Neto, durante este período é aconselhado que as instituições sigam o que já é proposto no calendário letivo e na convenção coletiva, respeitando-se o feriado. Ele destaca que caso as escolas decidam emendar a segunda e a terça-feira de carnaval, não há prejuízo pedagógico. “Não há prejuízo para o alunado, já que o feriado carnavalesco, está dentro do planejamento do ano letivo”, afirmou.

Uma outra questão que gera dúvidas é quanto à matrículas de novos estudantes após o carnaval. De acordo com Luiz, não há impedimento que isso aconteça. “O contrato pode ser celebrado após o período de matrículas determinado pela instituição, porém o pai ou responsável atrasado, fica dependendo da disponibilidade de vaga que o espaço físico da escola dispõe. Caso a instituição não tenha espaço disponível e a turma esteja completa, o pai não pode pleitear a matrícula.”

Já sobre a anuidade escolar para os pais atrasados, o especialista alerta que a decisão de cobrar só os meses que virão ou cobrar a anuidade completa fica a cargo da instituição de ensino.

Jefferson Elias 14 fev 2022 - 10:40m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Quero Sandálias (Grande)
Gelar Climatização (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
220 Cabeamentos (Grande)
Dr. Napoleão Bezerra (Grande)
Athom (Grande)
Amanda Barros (Grande)
ASCAP (Grande)
Oficina dos Óculos (Grande)

Quero Sandálias (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)
220 Cabeamentos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
JCL (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
Gedália Silva (Grande)
Sistemax (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)