Destaques Em denúncia, oposicionistas acusam prefeitura de superfaturar ‘kit escolar’ em Santa Cruz do Capibaribe

Em denúncia, oposicionistas acusam prefeitura de superfaturar ‘kit escolar’ em Santa Cruz do Capibaribe


Secretaria de Educação da cidade respondeu a questionamentos e disse que ‘compras estão dentro dos preços e que oposição busca incansavelmente difamar atual gestão’.

Durante sessão plenária realizada na última quinta-feira (10), vereadores que integram as oposições em Santa Cruz do Capibaribe fizeram uma denúncia contra a atual gestão do município. Na ocasião, parlamentares acusaram a pasta de Educação de supostamente superfaturar a compra de material escolar que foi entregue aos alunos através do Kit Escolar.

Uma das âncoras da denúncia foi a vereadora Jéssyca Cavalcanti, do PSDB. A parlamentar afirmou que denunciou a prefeitura ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) afirmando que o órgão público local não teria realizado licitação para compra dos itens escolares.

No mesmo contexto, o vereador Zeba, do PSB, prosseguiu com a denúncia e afirmou que teria encontrado em livrarias locais itens com preços mais acessíveis do que os encontrados na licitação que proporcionou a compra do material escolar.

O vereador Gilson Julião em seu discurso disse entender que a licitação possui origem ‘duvidosa’, colocando sob suspeita o levantamento de preços e a concretização das compras do material que deu origem aos Kits.

Em nota enviada ao Blog, a Secretaria de Educação alegou que as compras expostas pela oposição estão dentro da legalidade e que a oposição busca difamar a atual gestão.

Confira:

A Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe informa a população que a compra dos kits escolares foi feita com total transparência e zelo com o dinheiro público. A aquisição foi realizada através de uma adesão de registro de preço, um meio legal e que tem a autorização dos órgãos competentes. Além disto, o município, antes de finalizar a compra, realizou cotação de preços e detectou que os itens estavam dentro do valor de mercado. Essa cotação foi realizada através de um Banco de Preços, um espaço utilizado pelos municípios para pesquisarem os valores corretos dos mais variados itens e que possuem a indicação e autorização dos tribunais de contas estaduais para serem utilizados. Dentro desta pesquisa de preços, foi analisado que os valores da ata de registro de preço estavam dentro do valor de mercado, tendo diversos itens com valores bem abaixo.

Lamentamos profundamente a postura de algumas pessoas da oposição de Santa Cruz do Capibaribe que buscam, incansavelmente, difamar a atual gestão com insinuações. A secretaria de Educação ressalta, mais uma vez que, que houve um processo licitatório e um vencedor com o menor preço e que dispõe das certidões legais junto aos órgãos fiscalizadores.

Não apenas a Secretaria de Educação, como toda a gestão municipal tem reconhecido zelo com o dinheiro público e com o fornecimento de informações com total transparência para a população. Durante o ano passado, iniciou a reforma e ampliação de 10 unidade de ensino do município e deu início à climatização das salas de aula com ares-condicionados, levando conforto para os estudantes de Santa Cruz do Capibaribe. Além disso, adquiriu os itens do kit educação pensando na importância de oferecer um material de qualidade e gratuito, principalmente após um período pandêmico, onde muitos pais ficariam sem condições financeiras de comprar o material escolar de seus filhos.

A Secretária de Educação reitera seu total comprometimento e zelo na administração pública e reafirma que a compra dos kits escolares foi feita dentro da legalidade.

Secretária de Educação

Jefferson Elias 11 fev 2022 - 10:33m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mandacaru Açaíteria (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Oficina dos Óculos (Grande)
Amanda Barros (Grande)
JCL (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)
WG Aviamentos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Dr. Napoleão Bezerra (Grande)
JCL (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Chiquinho Sorvetes (Grande)
Best Net (Grande)
Valloriza (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)