Destaques Polo de Confecções conta agora com publicação mensal sobre a conjuntura econômica do setor

Polo de Confecções conta agora com publicação mensal sobre a conjuntura econômica do setor


O Índice de Confiança do Empresário do Setor Têxtil e Confecções de Pernambuco (ICETEC) é uma iniciativa do NTCPE, com o apoio do Governo do Estado

Recife, 05 de janeiro de 2022 – O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lança nesta quinta-feira (06.01) o Índice de Confiança do Empresário do Setor Têxtil e Confecções de Pernambuco (ICETEC). A publicação, disponível no site do NTCPE (www.ntcpe.org.br), será mensal e tem o objetivo de disponibilizar aos associados e ao público em geral informações imprescindíveis sobre a conjuntura econômica atual do setor.

Neste primeiro número, o documento traz a relevância do indicador, a conjuntura econômica em que o setor está inserido e a metodologia utilizada para aferição do índice. Segundo a publicação, o entendimento da realidade do ambiente econômico em que uma empresa está inserida é fundamental para a execução das decisões mais acertadas que garantirão sua permanência ou ascensão no mercado.

Neste sentido, o ICETEC visa apresentar alguns indicadores relevantes para constatação da situação econômica atual para empresas integrantes do setor têxtil e de confecções. Inicia-se a análise a partir de um quadro geral nacional, partindo então para considerações em nível estadual, garantindo assim, possibilidade de comparações e interpretações das diferentes realidades enfrentadas pelo setor.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, comemora o lançamento do Índice, afirmando que o acompanhamento dos indicadores de confiança deve fazer parte da rotina de planejamento dos empresários. “O empreendedor que pretende obter resultados positivos no mercado tem que se manter atento e informado sobre a conjuntura econômica que cerca o seu empreendimento. E o Governo de Pernambuco sempre vai apoiar iniciativas que ajudem no desenvolvimento do Estado. Com a nossa política para o setor, conseguimos reduzir a informalidade, melhorar a qualidade dos produtos e ainda aumentar a inserção no mercado”, justifica.

Já a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Sídia Haint, lembra também o papel do Governo de Pernambuco para mitigar os efeitos negativos da pandemia no Polo de Confecções do Agreste. “Lançamos um pacote de medidas para impulsionar a indústria do setor, adequando a linha de produção das fábricas para atender à demanda da população por equipamentos e itens de proteção contra a Covid-19. E agora com este lançamento, o segmento ganha ainda mais um aliado para consolidar o desenvolvimento de toda uma cadeia produtiva”, afirma.

Enquanto isso, o presidente do NTCPE, Wamberto Barbosa, reforça que a publicação representa uma nova fase da discussão do desempenho econômico setorial dos segmentos têxtil e de confecções de Pernambuco. “A expectativa é a de que, com este relatório, possamos colaborar com o desenvolvimento regional e incentivar a participação de empresários, gestores, poder público e sociedade civil organizada”, acredita.

Hoje, o Polo Têxtil e de Confecções concentra uma das principais atividades econômicas do Agreste pernambucano, com faturamento anual de R$ 5,6 bilhões. Cerca de 26 municípios em Pernambuco se dedicam à produção têxtil e de confeccionados, com mais de 350 milhões de peças fabricadas somente em solo pernambucano. Juntas, as cidades ocupam mais de 350 mil trabalhadores em atividades ligadas à cadeia. No Estado, o polo se concentra num raio de 40 Km.

Bruno Muniz 06 jan 2022 - 9:59m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Ana Laura Personalizados (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Athom (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Farma Fácil (Grande)
WG Aviamentos (Grande)
Oficina dos Óculos (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Amanda Barros (Grande)

Novo Atacarejo (Grande)
Lis Bambini (Grande)
Postos Badú (Grande)
220 Cabeamentos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Sistemax (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)
Dr. Napoleão Bezerra (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)

MATÉRIA EM DESTAQUE

Agreg Comunicação (Lateral)
ASCAP (Lateral)
Valloriza (Lateral)
Dr Napoleão Bezerra (Lateral)
WG Aviamentos (Lateral)
Athom (Lateral)
Dr. Leonardo Brito (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Pernambuco Proteção Veicular (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Iran Bikes (Lateral)
Val Games (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Gelar Climatização (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Moda Center (Lateral)
220 Cabeamentos (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Ana Laura Personalizados (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
Chiquinho Sorvetes (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Quero Sandálias (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
BestNet (Lateral)
Oficina dos Óculos (Lateral)
Farma Fácil (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Amanda Barros (Lateral)
House Club (Lateral)
Postos Badu (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
JCL (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
Aplicativo