Destaques Polo de Confecções conta agora com publicação mensal sobre a conjuntura econômica do setor

Polo de Confecções conta agora com publicação mensal sobre a conjuntura econômica do setor


O Índice de Confiança do Empresário do Setor Têxtil e Confecções de Pernambuco (ICETEC) é uma iniciativa do NTCPE, com o apoio do Governo do Estado

Recife, 05 de janeiro de 2022 – O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lança nesta quinta-feira (06.01) o Índice de Confiança do Empresário do Setor Têxtil e Confecções de Pernambuco (ICETEC). A publicação, disponível no site do NTCPE (www.ntcpe.org.br), será mensal e tem o objetivo de disponibilizar aos associados e ao público em geral informações imprescindíveis sobre a conjuntura econômica atual do setor.

Neste primeiro número, o documento traz a relevância do indicador, a conjuntura econômica em que o setor está inserido e a metodologia utilizada para aferição do índice. Segundo a publicação, o entendimento da realidade do ambiente econômico em que uma empresa está inserida é fundamental para a execução das decisões mais acertadas que garantirão sua permanência ou ascensão no mercado.

Neste sentido, o ICETEC visa apresentar alguns indicadores relevantes para constatação da situação econômica atual para empresas integrantes do setor têxtil e de confecções. Inicia-se a análise a partir de um quadro geral nacional, partindo então para considerações em nível estadual, garantindo assim, possibilidade de comparações e interpretações das diferentes realidades enfrentadas pelo setor.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, comemora o lançamento do Índice, afirmando que o acompanhamento dos indicadores de confiança deve fazer parte da rotina de planejamento dos empresários. “O empreendedor que pretende obter resultados positivos no mercado tem que se manter atento e informado sobre a conjuntura econômica que cerca o seu empreendimento. E o Governo de Pernambuco sempre vai apoiar iniciativas que ajudem no desenvolvimento do Estado. Com a nossa política para o setor, conseguimos reduzir a informalidade, melhorar a qualidade dos produtos e ainda aumentar a inserção no mercado”, justifica.

Já a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Sídia Haint, lembra também o papel do Governo de Pernambuco para mitigar os efeitos negativos da pandemia no Polo de Confecções do Agreste. “Lançamos um pacote de medidas para impulsionar a indústria do setor, adequando a linha de produção das fábricas para atender à demanda da população por equipamentos e itens de proteção contra a Covid-19. E agora com este lançamento, o segmento ganha ainda mais um aliado para consolidar o desenvolvimento de toda uma cadeia produtiva”, afirma.

Enquanto isso, o presidente do NTCPE, Wamberto Barbosa, reforça que a publicação representa uma nova fase da discussão do desempenho econômico setorial dos segmentos têxtil e de confecções de Pernambuco. “A expectativa é a de que, com este relatório, possamos colaborar com o desenvolvimento regional e incentivar a participação de empresários, gestores, poder público e sociedade civil organizada”, acredita.

Hoje, o Polo Têxtil e de Confecções concentra uma das principais atividades econômicas do Agreste pernambucano, com faturamento anual de R$ 5,6 bilhões. Cerca de 26 municípios em Pernambuco se dedicam à produção têxtil e de confeccionados, com mais de 350 milhões de peças fabricadas somente em solo pernambucano. Juntas, as cidades ocupam mais de 350 mil trabalhadores em atividades ligadas à cadeia. No Estado, o polo se concentra num raio de 40 Km.

Bruno Muniz 06 jan 2022 - 9:59m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Total (Grande)
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Integra Mais (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
APAE (Grande)

M Mestre Empreendimentos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
APAE (Grande)
Auto Planos (Grande)
Cetias (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Bahia Ferragens (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Centrus (Lateral)
BestNet (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Vitta (Lateral)
Cetias (Lateral)
Totali (Lateral)
Athom (Lateral)
1Farma (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Val Games (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
JCL (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
House Club (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Aplicativo