Saúde Saúde mental: ansiedade pode aumentar no período de fim de ano

Saúde mental: ansiedade pode aumentar no período de fim de ano


Psicóloga explica as causas que levam as pessoas a ficarem mais ansiosas neste período.

A época de fim de ano remete a encerramentos de ciclos, reflexões acerca da vida e de metas que são traçadas durante o ano, além de diversas atividades e cobranças que costumam se exacerbar neste período, frente à todas as situações vivenciadas pelo sujeito durante o ano. Aliás, são muitas as possibilidades de mudanças que podem ocorrer. Diante desse cenário, existe um aumento nos casos de ansiedade, como explica a psicóloga e preceptora de estágio do UniFavip, Allyne Combé.

“A ansiedade é considerada normal, pois prepara o indivíduo para situações futuras, fazendo parte da existência do mesmo, porém, esse aumento pode ser considerado como patológico. O impacto pode reverberar nas atividades e ações cotidianas, levando o indivíduo a situações desagradáveis. A pessoa pode desenvolver um caso da ansiedade dita como patológica”, ressalta a especialista, que também destaca os motivos que deixam as pessoas mais ansiosas e a importância de procurar ajuda de profissional para o tratamento.

Segundo Allyne as causas são diversas, sejam metas não cumpridas, insatisfações diante de áreas da vida, desejos não realizados, entre outros, que levam o ser humano a quadros de angústia. Para a psicóloga é nesse momento que a pessoa reflete e olha para si em um sentido muitas vezes negativo. “É importante no estabelecimento de metas, buscar as mais realistas, que se encaixem dentro da rotina do sujeito, que sejam palpáveis e que não exijam esforço extremo, além de que em casos em que a ansiedade se torne algo que atrapalha as vivências do sujeito, suas relações sociais, a pessoa possa buscar auxílio de profissional de saúde mental apto a acolhê-lo em suas demandas e realizar possíveis encaminhamentos necessários”, conclui.

Bruno Muniz 14 dez 2021 - 9:19m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Amanda Barros (Grande)
JCL (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Gelar Climatização (Grande)
Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Athom (Grande)
Quero Sandálias (Grande)

Best Net (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
ASCAP (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Lis Bambini (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Quero Sandálias (Grande)