Cotidiano Recife ocupa primeiro lugar do Nordeste na geração de empregos formais

Recife ocupa primeiro lugar do Nordeste na geração de empregos formais


Retrato mensal do  NOVO CAGED refletiu reaquecimento dos setores de serviços e comércio

A capital de Pernambuco, Recife, ficou em primeiro lugar no ranking de geração de empregos no Nordeste no mês de outubro. Foram 16.728 admissões contra 12.277 desligamentos, gerando um saldo positivo de 4.451 postos de trabalho, uma variação de 0,91%. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e refletem, especialmente, o número de empregos celetistas. O segundo lugar ficou com Fortaleza, que teve um saldo de 3.900, seguido por Salvador, com 3.393.

Os setores que mais se destacaram na capital pernambucana foram: serviços (2.798), comércio (1.094) e construção (285). Os profissionais mais requisitados, por exemplo, foram escriturários, trabalhadores de atendimento ao público, como caixas, trabalhadores de serviço, nas áreas de hotelaria e alimentação, vendedores e prestadores de serviços.

No acumulado do ano, por sua vez, Recife se classificou em segundo lugar, com um saldo de 23.396 contratações, enquanto Fortaleza obteve 30.746.

Já o Estado pernambucano ficou em segundo lugar no mesmo ranking. No mês de outubro, houve 44.388 admissões e 33.236 desligamentos no Estado, gerando um saldo positivo de 11.152 postos de trabalho, uma variação de 0,87%. Em termos quantitativos, a Bahia ficou em primeiro lugar, com um saldo de 12.462, mas com uma variação relativa de 0,70%.

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, ressaltou que os dados refletem um momento e são um retrato mensal dos empregos. Ele citou “o Plano de Retomada que tem sido comandado pessoalmente pelo governador Paulo Câmara, a abertura de novos empreendimentos na capital e no Estado, o início do verão e o aquecimento dos setores de serviços e turismo”. Alberes acrescentou que, até o próximo ano, Pernambuco, em parceria com vários municípios, vai estabelecer a maior rede de apoio aos trabalhadores formais e informais, com a abertura de várias unidades da Central de Oportunidades. Oito foram inauguradas no Estado até agora.  

No acumulado do ano, de janeiro a outubro, foram 429.076 contratações e 347.569 demissões, gerando um saldo de 81.507 empregos, uma variação de 6,72%. Os dados do CAGED são diferentes dos da PNAD e analisam empregos com carteira assinada. O Estado também ficou em segundo lugar no ranking nordestino.

Os municípios que mais geraram empregos em outubro foram: Recife (4.451), Olinda (1.001), Cabo de Santo Agostinho (775), Caruaru (767) e Ipojuca (596). Os setores que mais cresceram no Estado foram os de serviços (5.979), comércio (3.189) e indústria (1.749). O Caged analisa os empregos celetistas do mês anterior, enquanto a PNAD contínua faz um levantamento sobre empregos formais e informais ao longo do trimestre. São números diferentes.

BRASIL – De acordo com o Novo Caged, o emprego celetista no Brasil apresentou crescimento em outubro de 2021, com um saldo de 253.083 postos de trabalho. Esse resultado decorreu de 1.760.739 admissões e de 1.507.656 desligamentos. O estoque contabilizou 41.205.069 vínculos, o que representa uma variação de 0,62% em relação ao estoque do mês anterior. No acumulado do ano de 2021, foi registrado saldo de 2.645.974 empregos, decorrente de 17.209.495 admissões e de 14.563.521 desligamentos (com ajustes até outubro de 2021).

Bruno Muniz 01 dez 2021 - 11:43m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
Amanda Barros (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Clim Center (Grande)
Academia Republic (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Cartucho & Cia (Grande)
Richard Martyns (Lateral)

Iran Bikes (Grande)
JCL (Grande)
Dr. Leonardo Brito
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)
Cartucho & Cia (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Ana Laura Personalizados (Grande)
Vitta (Grande)
BR Polo Shopping (Grande)

VÍDEO EM DESTAQUE

Clínica Vitta (Lateral)
Athom (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
BR Polo Shopping (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Academia Saúde e Forma (Lateral)
Clim Center (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
Cartucho & Cia (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
JCL (Lateral)
House Club (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Ana Laura Personalizados (Lateral)
Richard Martyns (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Autoescola Nossa Senhora das Graças (Lateral)
Dr. Leonardo Brito (Lateral)
Chiquinho Sorvetes (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Academia Republic (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Val Games (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Design Riscos (Lateral)
Gelar (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Amanda Barros (Lateral)
Oficina dos Óculos (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Real Tags e Etiquetas (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
Iran Bikes (Lateral)
Immobilis (Lateral)
BestNet (Lateral)
Aplicativo