Cotidiano Caruaru: Pesquisa Asces/Unita apresenta Lula com 41% e Bolsonaro com 24%

Caruaru: Pesquisa Asces/Unita apresenta Lula com 41% e Bolsonaro com 24%


É o segundo levantamento do tipo realizado pela instituição

O alto nível de desaprovação do Governo Federal, a manutenção de uma aprovação da gestão executiva de Caruaru com Raquel Lyra e uma deterioração da expectativa econômica do eleitorado, com alto endividamento, são alguns dos pontos em destaque na pesquisa realizada pela Asces-Unita. Divulgada nesta segunda-feira, 20/12, o estudo traz um retrato do cenário político para 2022 no país e esta é a segunda vez que a instituição lança esse tipo de pesquisa em ano pré-eleitoral.

Um outro elemento que chama atenção na pesquisa é o nível de endividamento e a expectativa de aumento das dúvidas para o futuro. São sinais importantes para a economia da região, além disso a maioria dos entrevistados (76%) acha que a economia segue pelo caminho errado no Brasil. 

O estudo foi conduzido pelos pesquisadores dos Laboratórios de Políticas Públicas Municipais e de Práticas e Políticas em Relações Internacionais da Asces-Unita durante a apuração em campo nos dias 15 e 16/12. O relatório é assinado pelos professores pesquisadores Vanuccio Pimentel, Ivânia Porto e Fernando Lima. 

“A pesquisa traz muitas informações relevantes sobre como o caruaruense tem visto a política e a economia. Em sintonia com a opinião pública nacional, capturada nas recentes pesquisas nacionais, há uma ampla percepção negativa sobre o cenário econômico e uma forte degradação da aprovação do governo federal. Em contraponto a isso, a prefeita Raquel Lyra segue com aprovação na cidade e também conta com alta taxa de intenções de voto para a sua candidatura ao governo do Estado”, comentou o prof. Vanuccio Pimentel, um dos responsáveis pela pesquisa.

O levantamento reuniu 31 perguntas, entre as chamadas qualificadoras, como é o caso da idade, local de residência, renda etc. Além disso, perguntas sobre os pontos específicos, tais como: Se a eleição para Governador(a) de Pernambuco fosse hoje, em quem você votaria? Na mesma linha, há perguntas sobre as eleições para Presidente da República, Deputado e Senador.

A pesquisa foi promovida utilizando uma amostra aleatória de eleitores acima de 16 anos e estratificada por área, montada em cima de 480 questionários e que teve nível de confiança de 95% com margem de erro estimado em 4,5% para mais ou para menos. 

A aplicação dos questionários foi realizada por pesquisadores treinados pela Asces-Unita, que receberam capacitação para este projeto.

Houve checagem mínima de 30% dos entrevistados por meio de supervisores de campo e também por telefone. Os dados são inseridos num sistema chamado SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Todos os códigos de respostas são controlados por meio deste software. Cada questionário respondido é inserido neste sistema que faz a checagem com os códigos de respostas e a análise é feita em cima destes gráficos gerados.

A coleta em campo ocorreu nos dias 16 e 17 de dezembro, cobrindo a área urbana. Foi utilizada a composição dos bairros e geradas áreas por bairros. Vários bairros compõem uma área do relatório.

Jefferson Elias 20 dez 2021 - 22:26m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)

Mateus Assistência (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Moda Center (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
APAE (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Val Games (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Moda Center (Lateral)
1Farma (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Athom (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Totali (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
JCL (Lateral)
Centrus (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
House Club (Lateral)
Vitta (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
BestNet (Lateral)
Cetias (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Aplicativo