Destaques Outubro Rosa: Saiba a origem e objetivo do  mês voltado para a prevenção e o combate ao câncer de mama

Outubro Rosa: Saiba a origem e objetivo do mês voltado para a prevenção e o combate ao câncer de mama


Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

História

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

Bruno Muniz 04 out 2021 - 10:45m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
JCL (Grande)
Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

APAE (Grande)
Moda Center (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Auto Planos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Arrumadinho (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
JCL (Lateral)
Totali (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
1Farma (Lateral)
BestNet (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Cetias (Lateral)
Centrus (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Vitta (Lateral)
Val Games (Lateral)
Athom (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
House Club (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Aplicativo