Cotidiano Secretário Alberes Lopes é eleito presidente do Fonset

Secretário Alberes Lopes é eleito presidente do Fonset


Fórum representa todas as secretarias do trabalho do Brasil

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, foi eleito, nesta quarta-feira (29), como presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset). A instituição é formada pelos titulares das secretarias estaduais de trabalho e pela pasta de Trabalho do Distrito Federal. O fórum foi criado no final dos anos 80 e se tornou importante espaço de diálogo e troca de experiência entre os estados e o Governo Federal. O mandato é de um ano e pode ser prorrogado por mais um. 

Alberes Lopes venceu por 15 a 9 votos o secretário Thales Mendes Ferreira, do DF. “Eu estou lisonjeado, como pernambucano, em assumir a presidência do Fonset. É uma responsabilidade ainda maior, mas que eu vou me dedicar ao máximo para dar o melhor de mim, para que a gente possa ajudar na empregabilidade e na manutenção e, principalmente, na estrutura das nossas Agências do Trabalho, para que a gente possa respaldar o trabalhador que precisa tanto de atenção e que sofre no momento difícil que a gente vem passando”. “Nosso maior desafio é fazer com que o governo federal possa reestruturar o SINE, que está falido em todo o País”, declarou o secretário.

O encontro dos secretários estaduais da área trabalhista foi o primeiro presencial da pandemia. “Nós tratamos de assuntos relacionados ao Ministério do Trabalho e à liberação de recursos do Sistema Nacional de Emprego, bem como também de recursos para qualificação e infraestrutura. O SINE é um programa fundamental para os trabalhadores que procuram emprego. Ele foi criado em 1975 a partir de exigências da Organização Internacional do Trabalho, onde os países membros têm a responsabilidade de organizar a relação do trabalho e emprego e isso está em discussão, na atualidade do Brasil, tendo em vista que a dificuldade de emprego é grande e precisa de uma atenção maior do Governo Federal, disse o secretário. Ele acrescentou que o próximo passo será marcar um encontro com o Ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, para “deliberar assuntos relacionados à estrutura do Sine e à qualificação no Brasil”.

RESULTADO DA ELEIÇÃO – Antes de viajar para Brasília, nesta quarta-feira, Alberes era vice-presidente do Fonset e representava o Nordeste. Agora, o espaço se ampliou. O secretário do Trabalho pernambucano começou a se tornar mais conhecido em Brasília a partir das Centrais de Oportunidade de Pernambuco, criadas pelo Governo Estadual em parceria com as prefeituras municipais, a partir de diálogo e habilidade política entre as partes. 

As COPEs expandiram o apoio ao trabalhador e ao empreendedor no Estado, enquanto outros lugares encolheram suas agências. A iniciativa começou no meio da pandemia e gerou uma mudança de face no SINE-PE, num momento em que o Governo Federal parou de enviar recursos não só para as agências do trabalho do Estado como de todo o Brasil. 

Bruno Muniz 29 set 2021 - 17:50m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Total (Grande)
1Farma (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Sistemax (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Moda Center (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
APAE (Grande)
Auto Planos (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Cetias (Lateral)
House Club (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Val Games (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
1Farma (Lateral)
Centrus (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Athom (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Totali (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
BestNet (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Vitta (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
JCL (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Aplicativo