Com apenas sete vitórias em 37 jogos, o Tricolor tem o pior aproveitamento de sua história, com 27,93% dos pontos disputados até o momento. Com pelo menos três jogos a disputar, essa realidade ainda pode ser modificada pela equipe comandada pelo técnico Roberto Fernandes.
De acordo com o levantamento realizado pelo perfil Santa Stats, o pior ano considerando todos os jogos da temporada foi o de 1942, quando o Tricolor terminou com 28,57% de aproveitamento. O elenco atual tem chance de ultrapassar esse número tendo bons resultados. Além das duas rodadas finais da Série C, contra Tombense e Botafogo-PB, o Santa Cruz ainda vai disputar a etapa preliminar da Copa do Nordeste contra o vencedor de Floresta e Treze. Em caso de classificação, outros dois jogos serão promovidos para lutar por uma das 16 vagas na fase de grupos do Nordestão.
Para evitar que a atual temporada se torne a pior em seus 107 anos de história, o Tricolor necessita de quatro pontos nos próximos três jogos. Se jogar outras duas partidas no Pré-Nordestão, serão necessários cinco pontos nos cinco últimos compromissos de 2021.
Com 99,8% de risco de queda, o Santa não tem mais chances de avançar ao quadrangular de acesso da Série C. Por isso, os encontros com Tombense e Botafogo da Paraíba vão marcar a despedida coral da competição. Em 16 rodadas, o Tricolor tem duas vitórias, cinco empates e nove derrotas. Os números também são extremamente negativos nas demais competições da temporada. No Campeonato Pernambucano, foi eliminado na semifinal com três vitórias, cinco empates e três derrotas ao todo. Na Copa do Brasil, uma goleada por 4 a 0 sobre o Ypiranga-AP e derrota para o Cianorte pelo placar de 1 a 0. Na Copa do Nordeste, o Santa Cruz teve sua pior participação na história do torneio ao somar três pontos em oito rodadas.