Cotidiano Pesquisa da UFPE detecta processo erosivo em praias de Itamaracá (PE)

Pesquisa da UFPE detecta processo erosivo em praias de Itamaracá (PE)


A desembocadura de rios, as entradas de maré e os deltas de maré vazante desempenham um papel importante na dinâmica dos sistemas costeiros, influenciando o transporte e os padrões de distribuição dos sedimentos. Esses espaços realocam os estoques sedimentares e modelam feições arenosas, como praias, barras e bancos. Analisando as praias arenosas localizadas no pontal sul da Ilha de Itamaracá, pesquisa desenvolvida pelo doutorando Rodolfo Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e publicada no periódico Marine Geology, apontou um processo erosivo dominante atuando nessas margens da ilha.

O artigo “Morphodynamic study of sandy beaches in a tropical tidal inlet using RPAS”, que tem como coautores, além de Rodolfo Araújo, a orientadora do projeto Tereza de Araújo (PPGO-UFPE), os professores Pedro Pereira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rodrigo Gonçalves e Anderson Lino, ambos da UFPE, registra as respostas morfológicas das praias arenosas aos processos costeiros atuantes na margem insular do Canal da Santa Cruz (SCC), entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018 e conclui: “Considerando a localização geográfica de cada setor, a sazonalidade dos padrões energéticos das ondas e ventos, além do fluxo e da direção das correntes de maré, o aporte sedimentar foi observado entre a segunda metade do verão e a primeira metade do inverno; já a saída de sedimentos se deu entre a segunda metade do inverno e a primeira metade do verão”.

Seguindo as características do litoral e a localização em relação ao SCC, a área de estudo foi subdividida em três setores – praias internas (Oeste-Leste), com 800 m de comprimento; praias intermediárias (Sudoeste-Nordeste), com 700 m de comprimento; e praias externas (Sul-Norte), com 730 m de comprimento. Para estudar essas áreas, os pesquisadores utilizaram o Sistema de Aeronave Pilotada Remotamente (RPAS) combinado ao Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) e processamento fotogramétrico baseado em Estrutura de Movimento (SfM) para análise morfodinâmica das praias.

De acordo com os pesquisadores, “os dados altimétricos e volumétricos obtidos a partir dos perfis perpendiculares à praia ajudaram a compreender como se comportou o estoque sedimentar de cada setor ao longo do período estudado e foi possível observar que cada setor apresentou áreas, ou trechos, em erosão e acúmulo de sedimentos (acreção) em momentos distintos”. O estudo ainda observou valores mais elevados na amplitude média da maré e na potência das ondas no período chuvoso, além de apontar para uma tendência sazonal de aumento energético nos padrões de onda e ventos na mesma época. “Nesse contexto, os meses de abril a setembro de 2018 representaram o período de maior perda sedimentar para a área estudada”, dizem os autores.

PARCERIA | A pesquisa contou com o apoio do Laboratório de Oceanografia Geológica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo de Pernambuco (Semas-PE), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além da colaboração de instituições do setor privado.

Bruno Muniz 30 set 2021 - 10:11m

0 Comentários

Deixe uma resposta


WG Aviamentos (Grande)
Gelar Climatização (Grande)
ASCAP (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Athom (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Bahia Ferragens (Grande)
ASCAP (Grande)
Postos Badú (Grande)
Quero Sandálias (Grande)
Dr. Leonardo Brito (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)

MATÉRIA EM DESTAQUE

JCL (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Dr Napoleão Bezerra (Lateral)
Val Games (Lateral)
Farma Fácil (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Mamuska Pizzaria (Lateral)
Ana Laura Personalizados (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
House Club (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Quero Sandálias (Lateral)
Valloriza (Lateral)
Gelar Climatização (Lateral)
Pernambuco Proteção Veicular (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
ASCAP (Lateral)
WG Aviamentos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Dr. Leonardo Brito (Lateral)
Athom (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Amanda Barros (Lateral)
Chiquinho Sorvetes (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Postos Badu (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
BestNet (Lateral)
Floricultura Flor de Cheiro (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Oficina dos Óculos (Lateral)
Iran Bikes (Lateral)
Aplicativo