Cotidiano Dermatologista do SESI Saúde alerta para os cuidados com a pele no verão

Dermatologista do SESI Saúde alerta para os cuidados com a pele no verão


Embora a abertura do verão seja, oficialmente, no dia 21 de dezembro, é no dia 7 de setembro, no feriado do Dia da Independência, que as pessoas comemoram a abertura da temporada do calor e vão em busca das praias. O momento é propício para as atividades ao ar livre, mas a médica dermatologista do SESI Saúde Clara Florêncio alerta para os riscos que a incidência do sol pode causar na nossa pele e, consequentemente, a importância de redobrar os cuidados nessa época do ano.

“A pele é o maior órgão do corpo humano e precisa de cuidados, sobretudo, nesta época do ano. Embora o sol tenha muitos benefícios, temos que saber aproveitá-lo da maneira correta. Por isso, é importante que a exposição ao sol seja antes das 10h e após as 16h, pois, nesse intervalo, a radiação ultravioleta é bastante alta”, alerta Clara, destacando que, mesmo nesses horários, é necessário o uso de filtro solar. “O protetor precisa ser utilizado independentemente de exposição ao sol ou horário. Além disso, o filtro solar não é uma blindagem e precisa ser reaplicado a cada hora, dependendo do fator de proteção. Os de 70 ou 90, por exemplo, podem até ser reaplicados de forma mais espaçada, mas os de 30 a 50 devem ser de hora em hora”, explica, complementando que o produto não deve ser colocado em excesso. “Um rosto branco de filtro solar não significa que esteja mais protegido”.

Além desses cuidados, Clara reforça que outros recursos também podem e devem ser utilizados para se proteger do sol. “As pessoas podem abusar das roupas com proteção UV ou chapéus. Também não podemos esquecer da hidratação oral, então é imprescindível a ingestão de muita água e sucos”. A dermatologista destaca, inclusive, que a alimentação é um grande aliado da nossa pele. “O betacaroteno, encontrado na cenoura, no mamão e na rúcula, ou peixes tipo sardinha são alimentos que ajudam no aumento da imunidade e na proteção da pele”, pontua.

A médica lembra ainda que o câncer é a doença mais frequente na pele. “Hoje em dia, a gente vê pacientes com câncer de pele aos 30 ou 40 anos. Antes, essa doença acometia pessoas mais maduras, então, é preciso ter bastante cuidado”, alerta. Clara também lembra que outras doenças podem surgir com a chegada do verão. “Por conta da umidade que se acumula em algumas áreas do nosso corpo, algumas dermatites e micoses em geral podem aparecer. Isso porque o fungo gosta de locais quentes e, no verão, a transpiração é maior, aumentando a umidade da nossa pele”, esclarece a dermatologista.

ESPECIALIDADES – Além de oferecer consultas dermatológicas, o SESI-PE também dispõe de outras especialidades, como clínica médica, pediatria, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, psicologia e medicina do trabalho, e também odontologia e nutrição. O SESI Saúde está localizado na Rua Frei Cassimiro, 88, no bairro de Santo Amaro, no Recife, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h. Para mais informações, entrar em contato pelo número 0800 600 9606.

Bruno Muniz 04 set 2021 - 15:25m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Immobilis Negócios Imobiliários
Farma Fácil (Grande)
Clim Center (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Oficina dos Óculos (Grande)
Cetias (Grande)
Gelar (Grande)
Parque das Feiras (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)

JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Conferência (Grande)
BR Polo Shopping (Grande)
Design Riscos (Grande)
Compax (Grande)
Ana Laura Personalizados (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)